terça-feira, 21 de outubro de 2014

Cem anos depois, expedição irá refazer o trajeto de Rondon e Roosevelt


Um grupo de quatro pessoas pretende refazer pelo Rio Roosevelt o trecho percorrido em 1914 pelo Marechal Cândido Rondon e pelo então ex-presidente dos Estados Unidos, Theodore Roosevelt, viajaram de canoa cerca de 700 km pelas águas. Na época, o rio que hoje leva o nome do líder americano ainda era desconhecido.  
A expedição foi idealizada pelo engenheiro mecânico Marc André Neyers, que é professor da Universidade de San Diego, na Califórnia (EUA). O Brasileiro de dupla cidadania contou, em entrevista coletiva na manhã desta segunda-feira, 20, na sede da Secretaria Municipal de Turismo, Indústria e Comércio (Semtic), que a idéia surgiu a cerca de dois anos, quando ele ganhou de presente de uma amiga o livro “O Rio da Dúvida”, da escritora Candice Millard, que trata relata daquela aventura. 
Com Marc, veio dos EUA o também engenheiro mecânico e produtor Jeffrey Lehmann, que será o responsável pela captação de imagens para o documentário a ser produzido na reedição da epopéia. Aqui no Brasil se juntaram ao grupo o coronel da reserva Hiran Reis e Silva, experiente na navegação em caiaque, embarcação que será utilizada pelo grupo no percurso, e o coronel de infantaria Ivan Carlos Gingri Angonese, que serviu no Comando de Selva e, portanto, é conhecedor dos perigos existentes na Amazônia. 
O objetivo da Expedição Centenária, segundo Marc, é homenagear Roosevelt e Rondon, mas também para ver quais mudanças ambientais ocorreram nestes 100 anos. “Todos os dados coletados serão matéria-prima para o livro e para o documentário”, disse Marc. 
O grupo viaja nas primeiras horas da terça-feira, 21, para a cidade de Cacoal, e de lá seguem rio abaixo até onde o Roosevelt encontra o Rio Aripuanã, já no Estado do Mato Grosso. Segundo o coronel Hiran, o tempo estimado para concluir o percurso é de 21 dias. Bem abaixo dos três meses, tempo que Roosevelt e Rondon levaram para fazer o mesmo percurso em 1914.


Fonte: FS
Postado por: Dimas Ferreira
Autor: Rogério Perucci
Créditos de Fotos: Rogério Perucci

Nenhum comentário: