sábado, 25 de outubro de 2014

HOJE É DIA DE VACINA

A raiva canina é a mais conhecida das zoonoses (infecções e doenças transmitidas entre animais vertebrados e humanos), e segue como um problema a ser controlado em quase todo o mundo. Transmitida pelo contato com a saliva de um cão doente – principalmente por meio da mordida – a doença pode demorar até dez dias para se manifestar no animal infectado e, em quase 100% dos casos, é fatal. Apesar de praticamente erradicada na maioria das metrópoles, ainda merece alerta.
Entre os principais sintomas da raiva canina estão sintomas de agressividade no animal, salivação excessiva, paralisia e mudanças de comportamento, que podem fazer seu pet deixar de ser alegre e festeiro para se tornar depressivo e retraído. Considerada incurável, a raiva tem na vacinação a sua única forma de prevenção eficiente nos animais e, atingindo o sistema nervoso, pode se manifestar de três maneiras diferentes: raiva furiosa, raiva muda e raiva intestinal.
Raiva canina
Raiva Furiosa



  •   

No caso da raiva furiosa, considerada a mais comum, o animal apresenta comportamento estranho e procura ficar em lugares escuros, se esconde atrás de móveis, não responde aos chamados do dono e fica extremamente agitado durante a primeira fase da doença, que dura até três dias. Após esse período, o cão passa a recusar alimentos, procura água mas não conseguir bebê-la, saliva muito e torna-se agressivo. A partir do quarto dia da doença, o animal entra num estado paralítico, e chega a morte em cerca de 48 horas.

Raiva Muda
Na raiva muda, os sintomas iniciais da raiva furiosa também se manifestam, no entanto, o cão se apresenta melancólico e sonolento, sem mostrar agitação. Os sinais de paralisia, principalmente no maxilar, já começam a aparecer na segunda fase da doença e, a partir disso, o animal tem seus sintomas agravados até chegar a morte.
Raiva Intestinal
No caso da raiva intestinal (a raiva canina mais rara), o cão não apresenta sinais de agressividade ou de paralisia, tendo, como sintomas, vômitos frequentes e cólicas por um período de dois a três dias, até falecer.
É importante lembrar que nem toda mordida de cachorro transmite, necessariamente, a raiva canina. Portanto, no caso de um incidente desse tipo, o animal em questão deve ser observado durante um período determinado para que se possa saber se ele apresenta ou não os sinais da doença. Porém o individuo lesionado deve ser levado imediatamente para a entidade de zoonoses local, quando mais rápido for o atendimento no caso de raiva, mais chances de uma imunização efetiva.
É fundamental lembrar, mais uma vez, que a vacina é a única maneira de previnir a raiva canina e, por isso, os responsáveis por pets devem visitar um médico veterinário responsável para que a aplicação possa ser feita de forma adequada. No caso de um animal já vacinado ser atacado por um cão doente, o pet deve ser revacinado e observado por cerca de 90 dias, para garantir que não foi infectado. 



ATENÇÃO: Esse conteúdo é meramente informativo e não substitui a consulta a um médico veterinário ou serviço especializado
Fonte: CachorroGato 

--------------------------------------------------------------------------------------------------------- 

Hoje, 25/10, é dia de vacinação anti-rábica para cães e 

gatos. Leve seu animal de estimação acima de três 

meses de idade para vacinar. Disse que o cão é o melhor 

amigo do homem, mostre que o homem também é o 

melhor amigo do cão (cachorro), levando este para 

vacinar. A amizade é inefável, ou seja não pode ser 

demonstrada com palavras, tem que ser praticada.

 Resultado de imagem para FOTO DE CÃES E GATOS SENDO VACINADOS

Veja os postos/locais de vacinação:



Funasa e Aluízio Ferreira (Centro); antigo 

campo do Kluska (Industrial); Escola Tancredo e 

Associação dos Moradores (Beira Rio); Hospital 

Municipal e Escola Monteiro Lobato (Planalto); 

Escola Ulisses Guimarães, Policlínica, Centro de 

Convivência do Idoso e Posto Solar (Boa 

Esperança); 

CTG e Associação de Moradores (Olímpico); Dina 

Sfat (Bom Jardim); Centro Comunitário (Centenário); 

Rua C. das 10h às 11h (Jardim Eldorado); Escola 

CDA 

e Bar do Betin (São Cristóvão); Igreja São Tiago e 

Escola Nilson Silva (Jardim Tropical); Campo de 

bola, 

Escola 

Priscila, Posto Mais e ginásio (Cidade Alta).

Nenhum comentário: