sábado, 31 de janeiro de 2015

CHICO MENDES UM LEGADO PARA A HISTÓRIA

Francisco Alves Mendes Filho, mais conhecido como Chico Mendes, (Xapuri15 de dezembro de 1944 — Xapuri, 22 de dezembrode 1988) foi um seringueirosindicalista e ativista ambiental brasileiro. Ele lutou pelos seringueiros da Bacia Amazônica, cujos meios de subsistência dependiam da preservação da floresta e suas seringueiras nativas. Esse ativismo ecológico lhe valeu fama internacional.

A luta de Chico pela proteção da floresta e dos povos que a habitam faz com que os bancos estrangeiros suspendam financiamentos prometidos para empreendimentos que viriam a prejudicar a floresta, como asfaltamento de estradas e construção de prédios. Isso é bater de frente com os interesses de empresários e fazendeiros como Tavares. 

Chico Mendes acreditava que o trabalho sujo de matá-lo tenha ficado a cargo dos irmãos Darly e Alvarino Alves da Silva, fazendeiros.

O fato é que ele os incomoda mais e mais. Ele impede que os fazendeiros desmatem as terras que compraram. Depois, por causa da pressão estrangeira, o governo desaporia um seringal para transformá-lo em reserva extrativista, reivindicação de Chico. 

Na tentativa de deter Darly, Chico aciona alguns conhecidos para investigarem se o fazendeiro tem crimes nas costas. E tem. Com isso, um juiz decreta a prisão de Darly. Só que o tempo passa e ninguém prende o criminoso, talvez porque o escrivão da polícia local seja irmão dele. Chico acaba ficando numa situação ainda mais difícil.


Chico escreve cartas para toda a imprensa anunciando seu assassinato para breve, mas ninguém dá atenção. Até que um dia, ao abrir a porta de casa na intenção de sair para tomar banho, Chico é baleado e morre, bem diante de sua esposa e filhos.

O líder sindical e ambientalista Chico Mendes, na companhia do filho Sandino, de autoria do repórter fotográfico paranaense Carlos Ruggi, publicada originalmente no jornal O Estado de S. Paulo.

Chico Mendes era contra:

-Chico Mendes defendia--------------------------------------------------------------------------------



Hevea brasiliensis L., conhecida pelos nomes comuns de seringueira e árvore-da-borracha , é uma árvore da família das Euphorbiaceae. Apresenta folhas compostas, flores pequeninas e reunidas em amplas panículas. Sua madeira é branca e leve e, de seu látex, se fabrica a borracha. Seu fruto encontra-se em uma grande cápsula com sementes ricas em óleo, que pode servir de matéria-prima para resinasvernizes e tintas.

Serigueira nativa
 
Açaí


Cupuaçu

Doce de cupuaçu

Uruncun

Guaraná

Dentre os frutos estudados, o taperebá, também conhecido como cajá, apresentou o maior teor de fibra alimentar.

Obs: a maioria dessas fotos foram retiradas do Blog do Altino Machado.

Nenhum comentário: