quarta-feira, 10 de fevereiro de 2016

Zander Navarro UM BRASILEIRO NOTA DEZ

Nada mais verdadeiro que a  afirmação do sociólogo Zander Zavarro, quando este disse  durante audiência pública na Comissão de Agricultura e Reforma Agrária (CRA)do Senado, que não há mais espaço no Brasil para a reforma agrária da forma que está sendo praticada.


Outra verdade dita por Navarro, é que a agricultura atual tem novas características, como a dependência de grandes investimentos em tecnologia, o que não é encontrado nos assentamentos de famílias rurais.
— O tempo histórico da reforma agrária acabou, não tem mais nenhuma justificativa.   — disse.

Eu vou mais além e digo que a reforma agrária com o viés socialista/comunista, nunca deu certo em lugar nenhum do mundo. Lembro da Nicarágua que era para ser um exemplo para todo mundo e não deu certo. 

Lá a terra foi distribuída com a população de forma mais justa possível, lembro da supersafra de café, onde pessoas do mundo todo para la foram de forma fraterna ajuda-los na colheita e, mesmo assim não deu  em nada. 

Voltou o latifúndio, os cafezais e os bananais estão em sua maioria abandonados, cheios de doenças e o povo morando nas periferias das cidades, convivendo com a miséria  a violência urbana.


A Reforma Agrária da Nicarágua foi desenvolvida em quatro fases:

  1. Primeira fase (1979): o confisco das propriedades dos Somoza e seus adeptos.
  2. Segunda fase (1981): Lei da Reforma Agrária de 19 de julho de 1981.
  3. Terceira fase (1984-1985): Cessão maciça de terra, individualmente, respondendo às demandas dos camponeses.
  4. Quarta fase (1986): Lei da Reforma Agrária, de 1986, ou "reforma da lei de 1981".

A grande reforma agrária que aconteceu no Brasil foi a praticada pelo regime militar. A terra foi dada para quem desmatasse um certo percentual ou seja para quem queria trabalhar e mesmo assim dependendo da região mais 70% do lotes já não mais pertencem aos seus primeiros donos.

Esse papo de que a agricultura familiar é quem  sustenta o Brasil é conversa de gente atoa, que está se beneficiando com o sistema ou de quem quer dinheiro subsidiado e a fundo perdido. É coisa de gente desonesta. 

Meus parabéns ao sociólogo Zander Navarro. Você é um  brasileiro nota dez.

Nenhum comentário: