quarta-feira, 21 de setembro de 2016

deputado pede convocacao da artista plastica tomie ohtake morta em 2015 para depoimento em cpi da lei rouanet

Expedito Netto, deputado federal por Rondônia: requerimento confuso no site da Câmara.

Menos de uma semana após a composição do colegiado formado por 30 parlamentares, a CPI da Lei Rouanet, cujos trabalhos devem começar após as eleições municipais, já tem sua primeira polêmica. Para lá de mórbida, diga-se de passagem.
No site da Câmara, um requerimento feito pelo deputado federal Expedito Netto (PSD/RO) pede a convocação de alguns nomes para depoimento na comissão que investigará irregularidades na concessão de benefícios via Rouanet.
Dentre as figuras requeridas por Expedito, estão o empresário Luiz Calainho, o banqueiro Roberto Setúbal, do Itaú, e a artista plástica japonesa naturalizada brasileira Tomie Ohtake...morta em fevereiro de 2015, aos 101 anos.



  
Tomie Ohtake, em sua casa em 2013; artista, que morreu em 2015, é convocada a CPI da Lei RouanetNascida em 1913, em Kyoto, no Japão, Tomie Ohtake veio para o Brasil em 1936, aos 23 anos, para visitar um irmão que morava aqui. E nunca mais voltou para sua terra natal. Naturalizou-se brasileira em 1968.
Começou a pintar apenas aos 39 anos e ficou conhecida do grande público graças às suas grandes esculturas que marcaram a paisagem de São Paulo por décadas. Fez mais de 50 exposições individuais e participou de mais de 80 coletivas. Teve uma carreira produtiva, reconhecida e longa.
São criações dela as curvas coloridas das grandes esculturas que dividem os dois lados da via expressa da Avenida 23 de Maio (homenagem aos 80 anos da imigração japonesa no Brasil); os quatro painéis de 2 metros de altura por 15 de comprimento que representam as estações do ano no metrô Consolação; as ondas vermelhas de gesso da obra presa ao teto do Auditório do Ibirapuera; o arco vermelho de 3 toneladas e 12,5 metros de altura no Brooklin; e o painel de 23 metros de altura na lateral do prédio que leva seu no Itaim Bibi.


 

Nenhum comentário: