Com todos estes anos de oficina, posso dizer que a durabilidade da embreagem está diretamente relacionada ao cuidado do motorista com seu carro. Colocar a marcha apropriada no momento certo e da forma correta pode dobrar a vida útil do conjunto.

Um de meus clientes, possui tamanha habilidade na troca de marchas que o Chevrolet Vectra dele, hoje com 110.000 km, ainda possui a embreagem original de fábrica. Se você está pensando que ele é um mecânico ou um piloto, está enganado. Ele é um padre. Portanto, não precisa ser um especialista no assunto para dar vida longa a sua embreagem.

Para que serve a embreagem?
No seu carro existem dois eixos com rotações diferentes: um sai do motor e o outro vem das rodas. As duas rotações se encontram no câmbio e, quando elas são muito diferentes, é a embreagem que se desgasta para possibilitar o engate.

Será que você já tem o problema?
Eu já comentei no Oficina do G1 quais são os principais sintomas de problemas na embreagem: relembre aqui

Como fazer ela durar mais?
Sendo bem direto, quanto menor o tranco no momento da troca de marcha, menor será o desgaste da embreagem.

Ainda há uma série de vícios que podem ser evitados e ajudar a prolongar a vida útil desta peça. Veja quais são:

1) Nada de segurar o carro na ladeira com o pé na embreagem: esta é uma das piores situações para acabar com ela. Para quem mora em prédios, cuidado com as rampas de garagem: todos os dias segurar o carro enquanto o portão não abre é muito ruim; puxe o freio de mão e desengate.

2) Após a troca da marcha, tire totalmente o pé do pedal da embreagem e o coloque sobre o assoalho. Ficar com o pé descansando sobre o pedal da embreagem é outro vilão do conjunto.

3) Se você reboca carreta, moto aquática ou costuma fazer do seu carro um ônibus de excursão, danou-se! Quanto maior o peso do seu carro, maior será o desgaste. Aproveite e dê uma olhada no porta malas, veja se você não está levando peso desnecessário.

4) É obvio que em congestionamentos se troca muito a marcha e, em consequência, ocorre um desgaste maior da embreagem. O que algumas pessoas não percebem é que muitas vezes caminhos mais longos, em vias expressas (sem semáforos), além de economizar combustível, também economizam embreagem.

5) Essa coisa de dirigir agressivamente desgasta várias peças do carro como freio, suspensão, coxins. É o comportamento de quem dirige de forma esportiva, acelerando para entrar na sua frente, reduzindo bruscamente para conseguir uma retomada mais forte... Na verdade essa pessoa está diminuindo significativamente a vida útil de todas as peças mencionadas, e também a embreagem. Se você tem dúvidas, basta assistir às corridas da Stock Car.

6) Coloque sempre a marcha que mais se enquadra à velocidade do carro. Se, após a troca, houve uma mudança brusca de velocidade, significa que a marcha que você colocou não foi legal. Se colocar uma marcha menor, seu corpo será projetado para frente; se você colocar uma superior, você ficará com uma resposta ruim no pedal do acelerador, sem torque para poder sair de uma situação que exija uma resposta rápida.

Par você entender melhor, funciona como uma corrida de revezamento: o bastão deve ser passado no momento certo, nem antes, nem depois.

Imagine um boneco solto no banco do passageiro: faça as trocas de forma que ele se movimente o menos possível. Isto significa que você está encontrando o melhor momento entre a rotação do motor e a rotação das rodas. Perceba que a maioria dos taxistas dirigem dessa forma, sem alterações bruscas de velocidade.

Dirigir com calma, além de economizar embreagem, conserva pastilhas e discos de freio, e diminui o consumo de combustível. Se você conhece alguém que te faz balançar como um boneco no banco do passageiro, envie esta matéria para ele (a).

Até a próxima!