sexta-feira, 17 de fevereiro de 2017

POR - FERNANDO GARCIA



Porta aberta 15/02/2017
Reunião
Visando as eleições para 2018, o diretório do (PSDB), em Rolim de Moura, já começa a se mobilizar entre seus filiados e simpatizantes. A reunião aconteceu na residência do vereador Alisson Ferreira, onde vários questionamentos foram citados e, como o partido em Rolim de Moura, vai se posicionar.

Folha de pagamento
Na reunião, o prefeito Luizão do Trento, aproveitou a oportunidade assegurando que reconhece as dificuldades, e, garantiu que uma das prioridades será a normalização da folha de pagamento dos funcionários, impreterivelmente até o mês de junho. Segundo o prefeito Luizão do Trento, este ano promete e, que muitas obras irão ser incrementadas no município.

Na dúvida
Esteve presente a reuniãoo presidente regional da sigla, ex-senador Expedito Júnior, onde fez um relato sobre o quadro sucessório em Rondônia. Expedito Júnior, adiantou que será candidato em 2018, embora não sabe qual sua pretensão, se serápré-candidato ao Senado ou Governo do Estado.

Reconhece
O presidente estadual do (PSDB), Expedito Júnior, também reconhece as dificuldades encontradas por Luizão do Trento, todavia, foi bem explícito em suas colocações, onde diz que Luizão do Trento, não tem que fazer o que o povo quer, tem que fazer o que o povo precisa. Muitas roupas encardidas também foram lavadas e esfregadas na reunião, algumas tiveram que usar boas doses de Q Bôa, para tirar algumas manchas.


Insuportável
O número de crateras no centro da cidade e, outras várias localidades de grandemovimentação de veículos, está deixando os motoristas e proprietários de carros, bastante irritados. As ruas e avenidas da cidade estão completamente esburacadas, provocando constantemente avarias nos veículos.

Insatisfação
 Os proprietários de oficinas e casas de revenda de autopeças, estão se esbaldando com as vendas e prestação de serviços, o que gera despesa e insatisfação por parte dos proprietários de veículos. Na rua barão de Melgaço, a situação está terrível, partindo da farmácia São Lucas até o mercado Favorito,estacionar é um verdadeiro deus-nos-acuda, pois a rua além de inundada, os buracos pedem licença um para o outro.

Precisa de ajuda
A situação do (CER), Centro Educacional de Rolim de Moura, que há décadas presta um serviço de excelência no município, corre sério risco de fechar a instituição. Dias atrás a energia foi cortada por falta de pagamento, se o poder público não assumi essa despesamensal que fica no valor de quase 5 Mil Reais, certamente, o CER, não vai conseguir sobreviver.

União de todos
O CER, ao longo dos anos vem funcionando com apoio da prefeitura de Rolim de Moura, Governo do Estado e sem dúvida com participação maciça da comunidade. Alguns profissionais são pagos com recursos próprios, oriundos das festas realizadas todos os anos, mas, a energia é preponderante para todo funcionamento do CER, principalmente o aquecedor para piscina, onde os alunos dependem para fazer o trabalho de fisioterapia.

Emenda já
Os novos vereadores precisam visitar o CER, se inteirar das dificuldades que aquela instituição possui, para gerar atendimento a dezenas de alunos portadores de diversas sequelas. O presidente da Casa de Leis, Aldo Júlio, deve está acompanhando todo esse desenrolar, e propor aos seus pares que façam emendas satisfatórias, pelo ao menos no que tange despesas com energia elétrica.

Vai pegar
A Lei 96 que criou a (LDB) Lei de Diretrizes Básica, onde o ensino fundamental é de obrigação do município, em 2020, encerra o repasse do Fundeb. No momento vários prefeitos estão achando bacana ter o dinheiro do Fundeb, mas, daquia quatro anos a coisa vai engrossar para os futuros prefeitos com o corte no repasse.

Falta
Rolim de Moura, com sua leva de representantes em Brasília, em nada arrefece as dificuldades do município, quando o assunto são recursos, emendas ou convênios a nível estadual. A falta de um deputado estadual prata da casa, atrapalha demais essas reivindicações e, o município sofre com a ausência de uma “formiga lava-pé”.

Divisão
O que nos deixa triste é saber que daqui há dois anos, terá eleições para esse cargo, e dentro da Câmara de Vereadores já se cogita quatro nomes que provavelmente sairão candidatos a deputado estadual. É preciso fortalecer um nome com reais chances dentro doPoder Legislativo, para que possamos almejar um assento no parlamento estadual.

Provável
Um dos nomes também cogitado para as eleições do ano que vem, é do empresário Zé da Jodam, ex-candidato a prefeito de Rolim de Moura, onde obteve a terceira colocação. Zé da Jodam, além de Rolim de Moura, goza de um bom relacionamento com a comunidade de Santa Luzia, Alta Floresta, Alto Alegre e Nova Brasilândia, podendo fazer a diferença.

Imprudência
Com dificuldades para nomear assessores e outros cargos na Casa de Leis, em virtude de o ex-presidente Juninho do Frigorífico, ter suprimido os cargos, o atual presidente da Câmara de Vereadores, Aldo Júlio, está viabilizando o novo organograma para colocar a Casa de leis, na supimpa. Até o departamento de Imprensa, que tem por obrigação divulgar as ações da Câmara de Vereadores, foi extinto pelo ex-presidente.

Cogitações
As apostas já estão acontecendo em Rolim de Moura, quando o assunto são as eleições para o ano que vem. Nos bastidores o prato do dia é sobre nossos representantes em Brasília, principalmente os rolimourenses, que pretendem a busca da reeleição, ou candidatura ao Governo do Estado. As duas vagas ao Senado, vai ser bastante disputada, onde já se fala em nomes como Confúcio Moura, Expedito Júnior, Jesualdo Pires e Valdir Raupp.

Frituras



Nenhum comentário: