sábado, 16 de setembro de 2017

POR - FERNANDO GARCIA

Resultado de imagem para foto do jornalista fernando garcia jornal folha da mata

Porta aberta 15 de setembro de 2017

Elogios
Muito bom o trabalho desenvolvido pela prefeitura de Rolim de Moura, os trabalhos de operação tapa-buracos e encascalhamento das ruas e avenidas dos bairros periféricos. Por onde passa, o trabalho do secretário municipal de obras públicas, Marcelino Lima, é aplaudido pelos moradores que aprovam a execução das obras.

Elogios l
O trabalho de operação tapa-buracos com asfalto quente, também está sendo expandido para bairros como São Cristóvão, Beira Rio e outros, onde a comemoração por parte dos moradores é rasgados elogios para o secretário municipal de obras públicas, Marcelino Lima. Se permanecer nesse ritmo acelerado, o secretário marcelino vai entrar para história do município como o melhor timoneiro da pasta.

divulgação
À Agência de Publicidade que faz a mídia da  prefeitura de Rolim de Moura, precisa entrar em ação no com diz respeito as queimadas do município, principalmente dentro da cidade e, encampar uma campanha contra os malefícios das queimadas na cidade. O número de queimadas é alarmante, o que provoca uma série de problemas que vai desde incêndios desproporcionais que acarretam sérios obstáculos para os vizinhos, principalmente aos idosos e crianças que sofrem com ação da fumaça incessante, que causa distúrbios na visão e no pulmão.

 Código de Postura
A coluna na edição anterior enfatizou para o despejo de dejetos, por algumas empresas em pleno centro da cidade, onde causam também prejuízos incalculáveis para o município, criando crateras no asfalto. Mesmo sendo advertido pela coluna, a fiscalização c  ao que tudo indica continua complacente com a empresa de eletrodomésticos Romera, que despeja seus dejetos diretamente para o asfalto na 25 da Agosto, como se tudo fosse normal. Normal ainda, é a complacência do poder público que não exercita sua obrigação de notifica-los nem tampouco reprimir.

Mais ação
Por falar em dejetos jogados no meio da rua, praticamente oitenta por cento da população no centro da cidade, pratica a mesma ação, fazendo do logradouro público seu entulho de sujeiras desprezível. O pior, que até agentes públicos parece não se importar com suas residências e, também colaboram com a sujeira da cidade sem se importar com a situação. Enquanto  não chega o saneamento básico, que por sinal vai demorar muitos anos para ser resolvida a questão, a prefeitura poderia fazer uma campanha para que os moradores fizessem suas fossas dentro dos seus respectivos imóveis.  

Momento certo
A duplicação de algumas ruas e avenidas da cidade de Rolim de Moura, já estava demorando demais, foram mais de 20 anos para que alguém pudesse interferir nesse trabalho tão importante para a municipalidade. Para os padrões da ´poca até que foi importante, mas, no passar de vários anos muitas vidas foram ceifadas exatamente por falta de espaço das ruas e avenidas, que eram utilizadas como mão única.

Melhorou
A Barão de Melgaço, precisava ser transformada em mão dupla há muito tempo, visto, que ela é uma artéria importante que corta praticamente toda cidade, principalmente nos pontos nevrálgicos como as proximidades da academia de ginástica, igreja batista, clínicas e restaurantes que ficam nas imediações do centro da cidade. Acertou em cheio as medidas elencadas pelo prefeito Luizão do Trento, que depois de executadas essas partes, deverá dá seguimento em outras ruas, principalmente a Jamari com 25 de Agosto, onde só fata  mesmo fazer uma galeria para evitar tanto transtorno.

Acordo
Os postos de gasolina Manelão e a rede de postos de combustíveis, Miriam, que vinham desafiando um ao outro com preços abaixo da tabela do mercado, resolveram dar uma trégua e regularizaram os preços conforme preceitua o mercado. Ao que tudo indica resolveram fazer a paz “acordo”, deixando os clientes insatisfeitos com o retorno dos preços nas bombas de gasolina. Talvez as altas constantes nos preços do petróleo, fez com que os dois empresários dialogassem e realmente repassaram os preços para o consumidor final.

Cartel
O que os proprietários de veículos de Rolim de Moura, espera dos empresários, que por causa disso não venha manter os preços sobre os tradicionais e conhecidos cartéis, dando descontos de um centavo  para dizer que estão oferecendo preços baixos. Também com a quebra das promoções, os clientes esperavam que pelo ao menos os empresários  do ramo de combustíveis, colocassem uma moto como sorteio para cobrir a ausência da promoção.

Novo hospital
Mesmo todos sabendo que a questão da saúde no município ainda não foi resolvida, a contento, muitos já falam em construir outro hospital, e para que isto aconteça, seria importantíssimo uma reunião, com os pesos pesados da cidade, senadores Ivo Cassol e Valdir Raupp, para viabilizarem um novo projeto em local diferente e mais afastado do centro. Neste quesito seria preponderante, que Rolim de Moura, ostentasse a condição de hospital Regional, uma vez que na pratica já exercita esse papel, só não recebe as verbas atinentes ao atendimento.


Afirmando
O senador Ivo Cassol, que durante muitos anos quase não falava em candidatura política, voltou a tagarelar que sairá candidato em qualquer hipótese. No último domingo durante um almoço no Clube Terapia, ele falou de forma clara e objetiva, para esse colunista, bom apreciador de paçoca de gergelim , que ele sairá candidato ao Governo do Estado, ainda que seja Sub Judice.

Sóbrio
Embora vivendo um momento único em sua carreira política, sem nenhum entrave de ordem jurídica, o ex-senador Expedito Júnior, não disfarça seu contentamento quando é procurado pra entrevista. Com tamanha alegria nos quatro lados do Estado de Rondônia, Júnior, não diz com certeza qual será o rumo de sua candidatura ano que vem, se para Governo do Estado ou para o Senado. Segundo os maiores críticos da área política no Estado, Expedito deverá ser candidato ao Senado para depois pensar com mais tranquilidade uma candidatura rumo ao palácio Rio Madeira.

Encarando
Já o senador da república Valdir Raupp, que vem amargando sucessivos escândalos envolvendo seu nome a nível nacional, de uns quinze dias pra cá vem levantando a cabeça e fala em emplacar a outra vaga ao Senado. Raupp já teve dois processos contra ele extinto por falta de provas, o que tem deixado bastante animado nos últimos dias, inclusive tem dito para muitos que vai provar sua inocência nos demais processos até início do próximo ano . Realmente não vai ser tarefa fácil para o senador barbudo, uma vez que teve o nome exposto na mídia por longo tempo, ,principalmente na Revista Veja, Jornal Nacional, Fantástico e outros, mas...

Até quando
Já falamos inúmeras vezes sobre a pista de fórmula 1, em frente a Câmara de Vereadores e a Prefeitura Municipal de Rolim de Moura, onde apesar de existirem faixas orientando os motoristas, eles passam em alta velocidade. Como é a praça dos Três Poderes, e na redondeza ficam localizados grande número de órgãos públicos, principalmente as pessoas  que se dirigem ao Inss, Correios, Defensoria Pública, OAB, Justiça do Trabalho, Conselho Tutelar, Semas, MP e principalmente para prefeitura, poderá ser atropelado a qualquer instante, visto que muitos pais que tem filhos estudando numa escola nas adjacências, atrasam e saem em alta velocidade para apanhar os filhos.


Nenhum comentário: