segunda-feira, 19 de março de 2018

Como é produzido o café mais caro do mundo

Kopi Luwak: café mais caro do mundo
O Brasil é um dos maiores exportadores de café do mundo e consumidores de café do mundo! Somos apaixonados por café e cresce o número de cafeterias espalhadas pelas grandes cidades do país. Nos mercados, encontramos cafés de vários tipos e origem, com diversos preços. Se você também ama café, precisa conhecer o café mais caro do mundo e como ele é produzido!
Civeta: mamífero que ingere e expele os grãos de café
© Shutterstock Civeta: mamífero que ingere e expele os grãos de café

Café mais caro do mundo: produzido a partir das fezes de um animal

café mais caro do mundo se chama Kopi Luwak e é produzido na Indonésia. O curioso sobre esse café é que ele é produzido a partir das fezes de um animal. Você leu certo: fezes. O animal em questão é o civeta, um mamífero que engole os grãos de café, libera alguns ácidos e enzimas neles e depois os elimina nas fezes. Isso faz com que o café seja fermentado de forma natural e fique com aroma de frutas vermelhas, pouco amargo e nada de acidez. O quilo do Kopi Luwak custa cerca de 500 doláres, ou seja: cerca de 1500 reais.
Grãos do café mais caro do mundo
© Shutterstock Grãos do café mais caro do mundo

No Brasil, existe um café que passa por um processo de fermentação natural semelhante ao do Kopi Luwak: é o Jacu Coffee. Ele é produzido no Espírito Santo e surgiu por causa de um problema relacionado aos jacus, animais que comiam a safra de café. Até que o responsável pela fazenda produtora resolveu se inspirar no café mais caro do mundo e transformar as fezes dos animais em um produto de luxo. O quilo dele desse café orgânico custa 300 reais.

Nenhum comentário: