domingo, 1 de julho de 2018

Fernando Garcia Lima - Folha da Mata / Rolim de Moura - RO

Fernando Garcia Lima

Esta publicação é de responsabilidade do jornalista Fernando Garcia
Precisando
O prefeito Luizão do Trento, vem realizando várias obras no município de Rolim de Moura, dentre elas, a que ganha mais destaque é a construção dos estacionamentos na parte central da cidade. Entretanto, muitos locais de bastante movimento estão sendo preteridos, como a do canteiro do supermercado Atacarejo, até à Assembleia de Deus, limite com a rua Guaporé.
Precisando l
Outras localidades também clamam por estacionamentos, como o canteiro que fica em frente ao restaurante Manjericão, situado a rua Barão de Melgaço, que só falta mesmo de uma boa mexida para concluir o estacionamento. A avenida Norte Sul, conhecida também como 184, praticamente em toda sua extensão sentido Santa Luzia, está precisando com urgência de estacionamentos.
Sem funcionar
A Unidade de Pronto Atendimento (UPA), edificada acerca de um ano no município de Rolim de Moura, situada a rua Recife, centro, não serviu pra bulhufas nenhuma, apenas para alguém que construiu. Uma coisa que causa revolta em demasia aos  moradores, que poderiam utilizar dos benefícios, evitando a superlotação do hospital Amélio João.
Aquém apelar
Apesar de Rolim de Moura, possuir quase a metade de deputados federais do Estado de Rondônia, e também 70% da bancada senatorial, o município continua dormente e demente quando o assunto são obras federais inacabadas na cidade. Parece que nossos representantes à nível de Brasília, não tem interesse de observar as obras até seu final, deixando totalmente em estado de mazelas.





É agora
O ano passado se ouviu bastante alarido sobre a construção de uma nova prefeitura, em Rolim de Moura, mas, ultimamente não se escuta nem um pio, por parte da administração. Teria que apertar o cerco agora no período eleitoral, porque, depois já sabemos como vai ficar, pois além de final de mandatos dos nossos deputados federais, os nossos dois senadores também estão chegando ao fim.
Tá na hora
Outro problema que teria que ser discutido, é a construção de um novo hospital para Rolim de Moura e região, pois o que existe não atende mais a demanda da região da Zona da Mata. Acontece que o atual já deveria ter passado o D8 do DER, e no local servisse  como uma praça aconchegante para os moradores da redondeza, que não goza de área de lazer oferecido pelo município.
Até quando
Ao longo dos anos o hospital Amélio João, vem ganhando puxadinhos consumindo uma boa dinheirama que não resulta em melhorias, com salas desconfortáveis e de péssima qualidade, principalmente a área de emergência, que se a Vigilância Sanitária, tivesse um bom senso, justamente ali não seria a ala recomendável.  Com dois senadores e três deputados federais, a coisa não foi resolvida, para o próximo ano só Deus saberá.
Socorro
Com mais de dez anos prestando um serviço de grandeza para o município, o Observatório Social de Rolim de Moura, responsável por diversas fiscalizações em processos licitatórios e outros assuntos pertinentes a gastos públicos, como qualidade e quantidade de mercadorias para escola e creches do município. O Observatório por falta de recursos e outros mecanismos, está praticamente perdendo suas forças.

Chegando ao fim
A entidade que ainda sobrevive de forma enfraquecida, com contribuições esporádicas de alguns colaboradores, precisa de mais apoio da sociedade em geral, para superar as dificuldades existentes. Um dos seus fundadores e baluarte da causa, o empresário Jesus, que tomava a iniciativa para as prestações de contas da entidade todos os anos, parece que anda afastado das atividades do Observatório.

Vai começar
A poucos dias para realização das convenções estaduais, muitas articulações começam a nortear o caminho dos candidatos a todos os níveis, principalmente as de cargos majoritários. O país escancarado no mar da corrupção, não vai ser fácil a vida dos futuros candidatos passarem suas mensagens de fé e esperança para os eleitores, que estarão bastantes atentos para as promessas dos “santinhos” .
Orelha em pé
Muitos já se articulam fazendo suas somatórias de quantos votos, serão necessários para chegar a vitória, mas, ainda não perguntaram aos eleitores se realmente eles despejarão tais quantidades de votos, para elegerem os futuros candidatos. Apesar de ter sido uma eleição “tampão”, os tocantinenses já deram o sinal de como vai ser o processo eleitoral em todo país.
Eleitor assustado
Não tenham dúvida de que vai ser uma eleição recheada de votos brancos, nulos e abstenções, e a depender, muitos candidatos a deputado estadual, sairão vitoriosos com até 5 Mil votos. Só para se ter uma ideia, votação igual aquela do pleito passado, onde o deputado estadual Adelino Folador, de Ariquemes, consolidou com 20 mil votos, não acontecerá jamais.  

Força Beto
O empresário e ex-deputado estadual, Beto do Trento, está em tratamento de saúde em São Paulo. Muitos amigos e simpatizantes do ex-deputado, estão em correntes de orações em favor do ex-deputado que atravessa momentos delicados de saúde. Nós também do jornal Folha da Mata, rogamos a Deus, que tudo seja restabelecido.  



Nenhum comentário: