Eu publiquei a matéria do Vereador Delegado Dr. Murari, por que ela tem sua importância quando o Artigo 196 da Constituição Federal de 1988 diz: Art. 196. A saúde é direito de todos e dever do Estado, garantido mediante políticas sociais e econômicas que visem à redução do risco de doença e de outros agravos e ao acesso universal e igualitário às ações e serviços para sua promoção, proteção e recuperação.
Esse dever do estado citado no ART. 196 da nossa Constituição Federal, engloba os três entes federados: União, Estado e Município. Só que a nossa Constituição só é cumprida conforme prega seu texto, quando é para proteger bandido.
Eu trabalho na farmácia do HEURO em Cacoal e lá também de uma certa forma digamos criminosa não intencional, falta medicamentos, falta médicos, pessoal de enfermagem e material penso.
Medicamento como dexametasona, furosemida omeprazol injetável, clexane, que é para evitar embolia pulmonar, no meu último plantam estavam em falta. Não só esses, mas muitos outros medicamentos.
A maioria dos medicamentos prescritos consta na frente: está com o paciente, ou seja. ele ou a família foi quem comprou. Saúde pública no Brasil é igual a cantiga da perua.
Eu quero mostrar nessa matéria que o descaso com a saúde além de ser um crime é uma pratica nacional. O HEURO atende 23 municípios de Rondônia e muitos das pessoas que chegam lá em busca de cura, vão a óbito por falta de de medicamento e estrutura adequada de internação.
A devolução de medicamentos pelas cinco clinicas que la existe é outro crime cometido contra os pacientes, pois além de faltar medicamentos os que existem não estão sendo administrados ao doente da forma como foi prescrito.
Falta pessoal de enfermagem para que todos os internados sejam medicados conforme a prescrição médica. Dia desse tinha uma clínica com uma enfermeira e dois técnico para cuidar de 38 pacientes. Na maioria das vezes, as prescrições só chegam a farmácia a partir do meio dia por fatal de médicos.
Vou ficar por aqui por que se não vou ser punido mais uma vez. Pois é dessa forma que os gestores no Brasil agem a bem do serviço público. Punindo quem denuncia.
Nenhum comentário:
Postar um comentário