sexta-feira, 13 de dezembro de 2019

Consertos para a Juventude

Edição do Alerta Total – www.alertatotal.net
Por Jorge Serrão - serrao@alertatotal.net
Siga-nos no Twitter - @alertatotal
Alerta Total cansa de repetir que o Brasil só vai retomar o caminho consistente do crescimento e do desenvolvimento se promover a livre e intensa discussão para um Projeto Estratégico de Nação. A coisa pode até não ser tão sofisticada, mas é fundamental que aponte as intenções básicas, prioritárias e realistas para a reconstrução do Estado Brasileiro em bases democráticas de capitalismo. Uma Nova Constituição, para reformas e mudanças estruturais efetivas, depende destes pressupostos.
Além dessa necessidade estratégica, vale lembrar que a cidadania brasileira, consciente e civilizada, não está investindo tempo e força em algumas prioridades imediatas de luta política. Uma delas é a adoção do Voto Distrital para garantir a representatividade e valorizar o poder local. Outra é para que a tal “Justiça Eleitoral” cumpra a lei e execute o voto impresso para conferência física do sistema eletrônico de votação. A terceira é a permissão para candidaturas independentes dos partidos políticos.
Um quarto ponto que precisa ser atacado com extrema urgência: o fim do Fundo Partidário. É uma aberração que o dinheiro público seja usado para financiar a atividade privada de partidos políticos. O certo seria que cada agremiação seja sustentada por seus filiados. Partidos não podem funcionar como cartórios que limitam a livre atividade da Política. A representação do eleitor não deveria ser tutelada por esquemas mafiosos focados em escolher bandidos para supostamente representar o cidadão.
Para que tanta dificuldade e burocracia na criação de partidos políticos? Tal atitude é inconstitucional, pois fere o direito à livre associação. O Estado não tem legitimidade para regular a atuação político-partidária. Por isso é importante que se fortaleçam duas reivindicações: a independência total dos partidos em relação ao poder público e a legitimidade das candidaturas independentes dos partidos políticos. As duas medidas detonariam o modelo de corrupção partidária e dariam mais poder ao eleitor.
Esses consertos no sistema político brasileiro vão acontecer em breve. Além do crescente fortalecimento dos legítimos movimentos organizados da sociedade, também cresce a demanda da juventude por reformas e mudanças. A garotada que se manifesta nas redes sociais da Internet demonstra o desejo pelas coisas certas. Se tal pressão crescer – e a tendência é esta -, tudo vai mudar para melhor. Basta de sacanagem!

Nenhum comentário: