sábado, 22 de maio de 2010

O CORTE FOI INFELIZ E SEM JUSTIFICATIVA

Fiquei triste ao ler o edital do concurso da prefeitura de Rolim de Moura, quando não encontrei vaga para Médico Veterinário. Rolim de moura precisa de pelo menos de mais dois profissionais nessa área de sanidade animal e qualidade dos produtos de origens animal.

O estado de Rondônia dispõe de legislação legalizando os produtos ditos caseiros que precisam de registro para sua comercialização e Rolim de Moura tem legislação que atesta a qualidade desses produtos (SELO DE QUALIDAE), que por sinal foi sancionada pela câmara municipal, pois o prefeito se recusou em fazê-la.

Essa legislação da condição de comercialização desses produtos produzidos lá na propriedade do cidadão. Isso só não está ocorrendo por falta de equipe técnica no quadro da Secretaria Municipal de Agricultura e Meio Ambiente.

Com a construção da sede própria do FRIGOPEC, que está previsto para ser inauguda em novembro deste ano de 2010, a carne suína passará a ser inspecionada. Conversei com o Secretário Osni Ortiz e ele me falou que foram retirados de sua pasta além do Médico Veterinário mais dois técnicos. Perguntei quem foi e ele me disse que não sabia, mas que foi lá na prefeitura.

Isso de certo modo é humilhante para ele, pois pode quem quiser dizer o contrário, mas Osni está fazendo um excelente trabalho. Quem teve essa idéia infeliz, mostrou que não tem a menor conhecimento da economia do município, desconhece que a agricultura e a pecuária são quem movimentam as demais atividades econômicas.

Esse corte é sim uma irresponsabilidade administrativa e com certeza não partiu do Prefeito, pois este mais que ninguém sabe da importância para economia local das atividades da agropecuária e das dificuldades que enfrentam as pessoas que militam nessa atividade.

Tem mais o edital teria que ter também vaga para Zootecnista, pois além da proibição do desmatamento, nosso rebanho precisa urgentemente ser melhorado geneticamente, como nossas pastagens também. Precisamos aumentar o número de animais por hectare.

A Holanda a cerca de seis anos, precisava aumentar sua produção de leite em 20% e como não tinha espaço físico disponível, vendeu toda vaca que produzia menos de 20 quilos de leite por dia. A nossa produção está em torno de 3,8. Ta na hora de agir, por que se não o discurso fica demagogo, mentiroso, essa conversa que ta preocupado com o homem do campo e só pau neles fica ruim prá todo mundo.

Cadê o Vereador Jairo Beneti que deixou isso ser aprovado. Tenho o Vereador como o fiel da balança e uma sentinela que não joga no “bicho”. Cade o Presidente da Câmara que juntamente com o vereador Jairo são os autores da legislação. Sérgio Sequessabe que tem sua base eleitoral na área rural, Doca Chalegra que é da área e por sinal está fazendo um bom trabalho. Cadê as associações rurais, ta todo mundo dormindo.

Tenho o maior respeito e gratidão por Tião Serraia, mas assim não dá. Ta precisando mudar mais gente nos cargos de direção e gestão. A vinda do Beto Moura para Secretaria de Obras foi uma decisão acertada e está sendo até o momento o maior feito da administração municipal.

Muda mais Tião, é bom para a população e excelente para você. Gosto de você, mas ta errado vai pro Blog. O Osni precisa só de apoio o resto ele sabe fazer.

Nenhum comentário: