sexta-feira, 11 de junho de 2010

O POVO AGRADECE

Valverde cobra de presidente da Embrapa transferência de tecnologia para aumentar a sustentabilidade e a competitividade da agricultura familiar Comente a Notícia


O presidente da Embrapa Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) Dr. José Geraldo em reunião nesta quarta-feira (9) com o deputado Eduardo Valverde (PT/RO) apresentou o Plano de Trabalho das ações da empresa para a região Norte.



Conforme José Geraldo, em Rondônia a Embrapa tem investido em pesquisa visando a integração Lavoura/Pecuária/Floresta. Seguindo essa linha, a ação proposta é a diversificação de atividades em propriedades rurais e oferecendo alternativas para a recuperação sustentável de pastagens degradadas, evitando a abertura de novas áreas de floresta.

"Nós temos na Amazônia, como no resto do Brasil, áreas muito extensas de pastagens degradadas. Porém, a nossa filosofia, é o desmatamento zero. Queremos agir em áreas alteradas, recuperar essas áreas pouco produtivas e torná-las mais produtivas, sem a necessidade de abrir novas áreas", disse.

Esse também foi o foco apresentado ontem, em audiência realizada na Comissão da Amazônia, onde entre os principais problemas apresentados na região amazônica pela Embrapa, foi a destruição da floresta para dar lugar a pecuária extensiva e a produção de carvão.

Valverde lembrou que para que o problema seja resolvido são necessárias alternativas para o crescimento econômico aliado o desenvolvimento sustentável.

O parlamentar frisou também, que é necessária a transferência de tecnologia para aumentar a sustentabilidade e a competitividade da agricultura familiar.

Segundo o deputado sem acesso às tecnologias o desenvolvimento sustentável na Amazônia é quimera. “Não podemos falar em aumentar a produtividade sem ensinar ao homem do campo com fazer”, ressaltou.

Em contrapartida, o presidente da Embrapa pediu apoio ao deputado para interceder na aplicação da dotação orçamentária da União para que sejam contratados mais técnicos para se implantar treinamentos e pesquisa pelo Brasil.
Fonte : Imprensa Valverde Autor : Imprensa Valverde

Nenhum comentário: