domingo, 19 de junho de 2011

CAMPANHA POLÍTICA TEM QUE TER DINHEIRO

Dinheiro não ganha eleição, mas sem dinheiro não há campanha e o senador Valdir Raupp, conhecido pão duro, sabe disso como ninguém e tanto é verdade que me contaram que ele está sondando o empresário César Cassol, para que este seja o candidato a prefeito do PMDB nas eleições de 2012, pois o professor vereador Rudinei, não dispõe de dinheiro e nem de fonte financiadora para uma campanha eleitoral majoritária, em que César Cassol seja adversário.


Uma campanha eleitoral necessita de recursos humanos, materiais e financeiros. Sendo o recurso financeiro o mais importante, por ser precedente aos demais. Por mais idealista que seja a campanhas precisa de dinheiro para se viabilizar com chances reais de sucesso. Pois na prática a candidatura política do ideal não sobrevive sem dinheiro, como é verdade também que a campanha do dinheiro necessita de uma mensagem convincente para vencer.


Daí nenhum candidato poder ignorar o fato de que qualquer campanha eleitoral tem custos e com a inexistência de recursos financeiros para cobrir esses custos, não há campanha.


Uma campanha tem gastos com publicidade, transporte, contratação de profissionais, pesquisas, comitês, apoio ao trabalho de voluntários, etc. Uma campanha moderna e profissionalizada não pode dispensar a contratação de especialistas e isso carece de recursos financeiros que estão cada vez mais escassos na iniciativa privada. Por essa razão, é fundamental para os partidos políticos que pelo menos o candidato a prefeito seja um empresário bem sucedido ou um político de carreira que tenha fonte própria de financiamento.


O dinheiro é o oxigênio da campanha eleitoral. Na falta dele, nada funciona. Assim sendo, levantar fundos para financiar a campanha e planejar os gastos são as principais atividades de uma campanha política. A falta de recursos é o maior indicativo de que uma campanha "começou mal". A pesar de que é bom que fique claro: “ muito dinheiro não salva um candidato ruim”. Embora pouco dinheiro faça milagres com um bom candidato em uma campanha competente. Não há campanha sem custos, daí a advertência que "sem dinheiro, melhor nem tentar".

Nenhum comentário: