quarta-feira, 29 de junho de 2011

ESSE É O CAMINHO PARA GERAR RENDA E DIMINUIR O ÊXODO RURAL

Dia 27/06, realizo use no auditório da Secretaria Municipal de Agricultura e Meio Ambiente de Rolim de Moura uma audiência pública sobre a implantação das agroindústrias no Estado de Rondônia.
O evento foi uma iniciativa do vereador Marcio Mateus e contou com a presença de representantes de seis municípios.


O Secretario de Estado Adjunto da SEAGRI, Antônio Deuseminio de Almeida, falou da importância da implantação das agroindústrias no Estado, ele é um técnico da CEPLAC e um dos donos das Lanchonetes Fazendinha, portanto um conhecedor do assunto. “ Tenho a maior alegria em reunir pessoas de toda uma região para falar sobre o tema agroindústria, que é muito importante para pequenos agricultores, pois agrega valor aos produtos, melhorando renda e atraindo os jovens para a atividade rural", disse o secretario adjunto, ele foi o primeiro a falar, com o tema, Agroindústria e empreendedorismo na agricultura familiar com destaque para a instalação de agroindústria e formação técnica de mão de obra para os jovens dentro deste processo.


Segundo o secretário, esse é o caminho e deve ser seguido através das associações, para um melhor enfretamento aos desafios e para que todos possam vender seus produtos de forma lucrativa. Claro que não existe nenhum impedimento para que o empreendedor individual implante sua agroindústria, só que a comercialização em pequena escala na maioria das vezes não é competitiva.


O segundo o palestrante foi a Assistente Social Maria de Lurdes Dantas Alves, Coordenadora de Agroindústria da SEAGRI e me convenceu que desta vez a Lei estadual 2412/2011 vai sair do papel. A coordenadora que é ligada aos movimentos sociais e acostumada a por a mão na massa, pois como ela mesma disse sou farinheira e me orgulho disso e quem fala assim não é gaga e nem esta brincando, eu acredito em suas palavras. Até por que a SEAGRE juntamente com a EMATER, SEDAM, IDARON, AGEVISA, Secretarias Municipais de Agricultura, vão estarem falando a mesma língua e pondo a mão na massa também.


Rolim de Moura pela primeira vez disponibilizou 400.000,00 reais para emendas parlamentares destinados a agricultura familiar através das associações. O vereador Márcio Mateus, está de parabéns, pois foi o responsável pela condução dos trabalhos e pela realização da audiência, pena que dos dez vereadores só ele estava presente. Eu falei rapidamente da minuta da Lei que altera a Lei Complementar 58, que institui o Selo de Qualidade Sanitária Municipal (SQSM) e foi uma iniciativa dos vereadores Jairo Beneti e João Rossi Júnior com o apóio dos demais.


Eu acho que a ausência da AGEVISA e da SEDAM não deveria ter acontecido, como também deveria ter estado presente CRMV e o CREA, mas essas ausências não diminuiu a importância do evento, que contou com a presença de professores e alunos da UNIR, Dr. Maurício do MAPA, Dr.Rodrigues da IDARON, Dr. Cássio SIF 4334 e Professor da FACIMED, Dra. Mariana, SIF, Frigorífico Minerva e representante de vários seguimento sociais dos municípios de Nova Brasilândia, Novo Horizonte, Santa Luzia, Alto Alegre, Alta Floresta e Castanheiras, ligados ou que tem interesse no ramo da agroindústria. Teve presente também representante das aldeias indígenas de Alta Floresta. Para se ter uma idéia da importância do evento mais de trinta pessoas voltou por não ter espaço no auditório.



O prefeito de Rolim de Moura, Sebastião Dias Ferraz, falou por último, pois estava em outro evento, o prefeito se desculpou e em seu discurso reforçou seu posicionamento com relação à agroindústria, dizendo: “daremos total apoio as agroindústrias que vão se instalar em nosso município, por entender que esta é a saída mais viável para que a agricultura familiar continue sustentando a produção de alimentos”, disse Tião Serraia, que ainda parabenizou toda a equipe do Território da Zona da Mata “e ao vereador Marcio Mateus que vem lutando na organização desta importante ferramenta para os municípios”, finalizou o prefeito.

Fonte Rolnews.com. br

Nenhum comentário: