quarta-feira, 15 de junho de 2011

POR FABIANA CORTEZ

Prefeito Tião Serraia participa da 6ª Conferência Municipal de Saúde

Na manhã desta terça-feira, 14 de junho, o Prefeito de Rolim de Moura, Sebastião Dias Ferraz (Tião Serraia), esteve presente na abertura da 6ª Conferência Municipal de Saúde, que ocorreu durante todo o dia, no auditório da Farol – Faculdade de Rolim de Moura. A pauta da Conferência era “Todos usam o SUS! SUS na Seguridade Social, Política Pública, patrimônio do Povo Brasileiro”.

Durante a manhã foram apresentadas diversas palestras, sempre com foco na política de saúde, como gestão do SUS – Sistema Único de Saúde, gestão do sistema do trabalho e da educação e saúde, e ainda o pacto pela saúde – relacionando o sistema público e o privado. À tarde foi aberto um debate sobre o tema, por meio de oficinas temáticas, além da sistematização das propostas e a eleição dos delegados para a Conferência Estadual.

Presente no evento, Roberto Diniz – secretário municipal de saúde enfatizou em sua apresentação a importância do SUS e a falta de conhecimento da população acerca das inúmeras redes de serviços e ações de promoção da saúde, vigilância sanitária, vigilância epidemiológica, entre outros, promovidos pelo Sistema. “O SUS oferece uma ampla gama de programas, serviços e ações de promoção, proteção e recuperação da Saúde, efetivadas a partir de uma extensa e complexa rede de serviços e ações que formam um sistema público. Mesmo estando tão presente na vida dos brasileiros, poucos sabem que o utilizam frequentemente”, enfatizou.

De acordo com o prefeito, aguardava-se uma representação maior dos segmentos da sociedade, contudo, poucas pessoas estiveram acompanhando o encontro, que tinha como objetivo unir toda a sociedade, incluindo usuários, trabalhadores e gestores, para discutir a situação de saúde pública, definindo as diretrizes e prioridades para a formulação das políticas de saúde. “É uma infelicidade saber que o cidadão, sobretudo, os representantes políticos, estão sempre prontos para críticas, no entanto, quando são convidados para participar de um debate importante sobre a saúde pública não comparecem”, desabafou Serraia.

A Conferência, realizada pela Prefeitura de Rolim de Moura, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (Semusa), juntamente com o Conselho Municipal de Saúde, antecedeu a etapa estadual, que deve ocorrer entre 16 de julho e 31 de outubro, propondo diretrizes para a etapa nacional, que será entre 30 de novembro e 04 de dezembro de 2011.

Nenhum comentário: