
Sindirom quer implantação de Centro Técnico Profissionalizante
O presidente do Sindicato dos Produtores Rurais de Rolim de Moura, Santa Luzia, Novo Horizonte e São Felipe, Ivanor Baldissera, participou da audiência pública promovida pelo Governo de Rondônia para discutir com a população o Plano Plurianual de Atividades, planejamento estratégico de investimentos públicos que pretende considerar as sugestões da comunidade, manifestadas através das lideranças classistas.
Dentro do contexto proposto pelo Governo, Ivanor Baldissera apresentou sugestão para a implantação de um Centro Técnico Profissionalizante no município de Rolim de Moura, destinado a atender pelo menos uma dezena de cidades na Zona da Mata.
A proposta de Baldissera é focalizada na área rural e formalizou-se após reuniões de produtores, cada vez mais dispostos a profissionalizar ou capacitar, através de cursos técnicos, os trabalhadores que atuam em diversos setores de produção agropecuária e hortifrutigrangeira. Para Ivanor Baldissera a atividade rural não pode continuar sendo praticada de maneira penosa para proprietários e trabalhadores, pouco lucrativa e sem devida qualidade. “É necessário empenho de todos para fomentar a agroindústria e disseminar práticas tecnológicas para agregação de valor ao produto rural,” diz Ivanor.
“Nós entendemos que a maneira mais rápida e eficiente para estabelecer plena viabilidade produtiva e motivar a permanência das pessoas no campo é disponibilizar conhecimento. Por isso se faz importante para o contexto econômico regional a criação dos centros de capacitação do Senar, Sesi e Senac.”
O líder sindical ressaltou que a recente implantação do escritório do Senar em Rolim de Moura mostrará resultados proveitosos à médio prazo. “Acontece que a demanda contida exige muito mais e por isso estamos começando agora a luta pela implantação de um Centro Técnico Profissionalizante”, disse Ivanor.
O representante do Sindirom esclareceu que a proposta foi defendida verbalmente na Audiência Pública e que nos próximos dias projetos circunstanciados e estudos técnicos de sustentação serão oficialmente encaminhados aos órgãos públicos estaduais e organismos de apoio à produção rural.
Nenhum comentário:
Postar um comentário