Dor no ombro: conheça as causas e como se prevenir
Dor no ombroO que causa a dor no ombro?
Ela pode ser proveniente de doenças reumatológicas ou de alguns problemas ortopédicos, como síndrome do impacto, que é o atrito do úmero (osso do braço) com o acrômio (osso da escápula), que pode gerar inflamação no local e problemas nos tendões do ombro, que são chamados de manguito rotador. Além disso, a pessoa pode ter uma instabilidade do ombro, ou seja, ele é hipermóvel e pode sair levemente do eixo. A hipermobilidade acontece quando a pessoa já nasce com uma instabilidade em todo o corpo ou após um acidente que causou a saída do ombro do lugar.
Que exames são feitos para diagnosticar a dor no ombro?
O exame físico, ou seja, com o ortopedista examinando, e ultrassom, ressonância magnética e raio X.
Como prevenir?
Através de atividade física e fortalecimento da musculatura da cintura escapular. O professor de educação física pode orientar a pessoa em relação aos exercícios para este fim. Um exemplo é o exercício de fortalecimento com a tripa de mico, que é bastante usada por nadadores para fortalecer a região. Além disso, é preciso também estar com a saúde em dia, com exames de sangue periódicos para descartar doenças reumáticas.
A pessoa deslocou o ombro. Como tratar?
Quando alguém desloca o ombro, é uma urgência ortopédica. A pessoa precisa ir ao hospital para colocar o ombro no lugar. Dependendo da avaliação do especialista, pode estar indicada uma cirurgia para corrigir os ligamentos do ombro que foram rompidos. Quando a cirurgia não é necessária, o tratamento é feito com fisioterapia para tirar a dor e fortalecer a região com exercícios parecidos com os preventivos, para que o ombro fique forte, estável e não volte a sair de novo do lugar.
O que causa a hipermobilidade?
A hipermobilidade é própria da pessoa ou devida a uma queda que pode traumatizar a região e o ombro sair do lugar. Mas quando a pessoa tem uma frouxidão no corpo inteiro, o ombro fica mais susceptível de sair do lugar.
Dr. Mauro Dinato (Ortopedista, Especialista em Cirurgia do Pé e do Tornozelo pelo Hospital das Clínicas da FMUSP e Membro da Sociedade Brasileira de Medicina e Cirurgia do Pé e do Tornozelo). CRM 97447
Nenhum comentário:
Postar um comentário