1984
Há algumas coisas na vida que são tão obvias, mas você consegue achar uma lógica para aquilo que está se mostrando estranha a sua frente, darei um exemplo:
Os EUA bombardearam o Japão com duas bombas atômicas, depois os americanos ajudaram os japoneses a se reconstruírem e assim o Japão tornou-se um dos maiores aliados dos EUA, principalmente para se proteger da China, onde o Japão cometeu atrocidades equivalentes as dos nazistas.
No livro 1984 de George Orwell isto se chama “duplipensar”, isto é, você consegue fazer com que a mente acredite naquilo que os poderosos querem que você pense.
“O Japão nunca esteve em guerra com os americanos e sim contra os chineses”
Lógico que no livro a situação é levada a maiores extremos, 1984 geralmente encabeça as listas de melhores livros de ficção cientifica, quando não está no topo.
O livro é ácido, mostra toda a verdade que rodeia o nosso mundo, o amor ao poder, o controle mental, a repreensão e inevitavelmente os poderosos levam as massas exatamente onde eles querem.
O engodo da revolução francesa, o engodo do processo democrático, quem ler este livro, certamente saíra com outra visão do mundo.
No meio deste controle do partido, Winston, começa a questionar o grande irmão e uma serie de sabotagens, desobediências e traições e onde rola a historia e o final é extremamente realista.
Uma obra perfeita que você não deve deixar de ler, compre-a num sebo ou baixe uma copia eletrônica.
.
Postado por Amadeu Paes/blog do absurdo fantástico
Nenhum comentário:
Postar um comentário