quinta-feira, 26 de janeiro de 2012

ROLIM - Perfil de candidatos é traçado pelo advogado Airton Pereira de Araújo

Paraibinha falou das expectativas para o
pleito e traçou um perfil dos pré-candidatos em Rolim de Moura.
Fonte: Rolnews.com.br/Florentino da Silva
Publicado por: Rolnews.com.br em 25/01/2012 às 22:29:22
O Rondônia em Debate desta quarta-feira, 25, debateu as eleições deste ano, quando os rolimourenses irão às urnas eleger 11 vereadores, o prefeito municipal e o vice-prefeito. Airton Pereira de Araújo, Advogado e militante politico, paraibano de Cajazeiras e formando em ciências jurídicas, residente em Rolim de Moura desde há 27 anos, após ter passado por Cacoal, foi o entrevistado do programa. Recém-formado em Psicologia, pela faculdade Farol, Paraibinha como é conhecido na região, falou de suas expectativas para o pleito e traçou um perfil dos principais pré-candidatos em Rolim de Moura. Profundo conhecedor dos problemas do município ele disse ser apaixonado pela cidade, “tudo que tenho na minha vida devo a esta cidade por que foi aqui que adquiri minha realização profissional”, resumiu.
Para ele o pleito de 2012 começou desde o inicio de 2011 quando os nomes começaram a ser lançados, segundo o advogado é possível perceber o desgaste dos políticos com a população, mas as articulações de nomes e partidos mostram que pessoas estão cada vez mais se envolvendo com a politica, embora alguns nomes ficarão pelo caminho. “A nossa Rolim de Moura ainda é pequena e mesquinha diante do numero de políticos que temos, uma vez que percebemos brigas e picuinhas entre os grupos políticos no nosso município”, disse. Paraibinha disse que nestas eleições, mesmo um bom candidato em Rolim deverá dispor de ao menos R$ 500 mil.
Analisando o histórico do município, Paraibinha disse acreditar que o eleitor já tenha traçado como perfil para o candidato que gostaria de eleger, o conhecimento administrativo, a ética e a honestidade para zelar pelo bem publico, entretanto, nem sempre estes critérios são observados, obrigando os eleitores a votarem em nomes que muitas vezes não agradam, mesmo porque as pessoas que mais representam essas características geralmente não colocam seus nomes em apreciação. “Carisma ainda não é o suficiente para decidirmos sobre os nossos candidatos, já que não dispomos de meios para que este carisma seja conhecido pelos eleitores”, relatou. 
Sem descartar a possibilidade de colocar seu nome como candidato, Paraibinha disse que sempre teve como objetivo principal a sua organização profissional, fato que ele acredita estar muito próximo. Entretanto, acredita que para 2012 ainda não tenha chegado a hora. O advogado disse que não entraria apenas para ser mais um, e uma vez eleito, estar “apanhando” da opinião pública com 6 meses de administração, como vem acontecendo. “Preciso ter em mãos dados reais da situação do município para focar um trabalho em prol da sociedade”, disse. Airton Pereira de Araújo relatou entre os pré-candidatos de Rolim de Moura o perfil individual de cada um.
Pré-Candidatos:
Tião Serraia; deverá ser candidato a prefeito uma vez que o seu partido tem fome de poder, e ele é o melhor nome do partido para ser colocado em apreciação da sociedade. Mesmo com todas as dificuldades encontradas e a incompetência que perdeu recursos importantes, o atual prefeito, deverá ser o candidato do PMDB. Deve ser considerado um forte candidato uma vez que tem a maquina pública na mão, possui certo carisma e tem voto na sociedade.

Professor Rodnei; Não reúne ainda condições de ser o candidato do partido uma vez que ainda é jovem na politica e na hora certa poderá ser um bom nome, mas nesse momento ainda não. É um bom vereador e precisa adquirir mais experiência.
Milene Mota; Tem um serviço prestado e experiência embora tenha pecado no passado quando foi prefeita. Tem desgastes por já ter sido prefeita. Enfrenta hoje problemas financeiros e o fator Valter Araújo também enfraquece o seu partido em todo estado, a Milene ainda não se posicionou até por que é secretaria de governo, o partido conta com ela e ela poderá ter dificuldades em angariar apoio politico. Se for candidata certamente poderá ser um bom nome, até conhece as carências do município.
Jairo Benetti; Tem muita experiência pública, um bom trabalho prestado e grande entendimento da administração. É um nome que esbarra na falta de carisma, o que dificultaria a candidatura, uma vez que iria precisar de uma forte articulação para obter grupo de apoio. Tem o perfil de um bom administrador mais não o perfil de angariar votos para prefeito.
Jaime Kalb; Pessoa extremante honesto e trabalhador. É um nome importante para expandir o processo democrático eleitoral, mas sem condições de ter uma candidatura que decole com chances de ser eleito.
Júlio Gazele; Candidato desconhecido da população por ser novo na politica e não participa de do dia-a-dia da sociedade, também poderá contribuir com o processo, mas com chances remotas. É honesto, porém com dificuldades para emplacar.
Cesar Cassol; Candidato de peso pela historia que tem e já figurou como o principal nome por pesquisas. Resolvido financeiramente e politicamente, reúne um bom perfil de administrador. O fato de ter deixado o PSDB para migrar ao partido do seu irmão, senador Ivo Cassol o fez despencar nas pesquisas. Alguns posicionamentos em entrevistas, como o desejo de que os secretários respondam por seus atos sem punição ao executivo, também o fez perder espaços entre a sociedade politizada. Não acredito que venha lançar o nome, embora fosse necessário para fortalecer a disputa.
Luizão do Trento; Empresário conhecido, entretanto apresentou-se em um processo eleitoral há 8 anos e mesmo sendo bem votado desapareceu. Após passado todos esses anos reaparece como candidato. A candidatura dele esbarra nestes critérios e depende de um apoio de Expedito Júnior, inclusive financeiramente. Deverá ter uma conversa com o ex-senador e a possibilidade do grupo fazer uma aliança com outros partidos com nomes para prefeito poderá impedi-lo de lançar o nome.
Doutor Rubens; Tem pretensão e imagino que caso seu partido, o PR, lance um candidato no município, este seja o Drº Rubens. Acredito ser também uma candidatura importante, mas sem êxito.
Paulo Feitosa; Não acredito que o seu partido o PT venha com uma candidatura própria. O partido deverá vir numa coligação com o PMDB. Por isso a candidatura do Paulo Feitosa não acontece assim como a do vereador Márcio Mateus.
Adilson Júlio; Só seria candidato dentro de um processo em que seu grupo, ligado ao ex-governador Ivo Cassol não apresente ou participe de uma coligação. Caso não apareça outro nome, ele sairia candidato.
Outros nomes
Paraibinha lembrou ainda que alguns empresários poderia representar uma novidade positiva na politica rolimourense, citou como exemplo, Pedro Bertelli, Eroná. São grandes empresários que tem envolvimentos com políticos de vários grupos, mas que em se lançando candidato seria boas novidades, devido à honestidade e o trabalho prestado como empresário em Rolim de Moura.

Franco Favorito
Airton Pereira de Araújo disse não existir em Rolim um franco favorito as eleições deste ano. Citou 4 nomes dentre os quais acreditar sair o próximo prefeito. Para ele, Tião Serraia, César Cassol, Milene Mota e Luizão do Trento são os principais favoritos. De acordo com ele, tudo dependerá da conjuntura politica e da questão financeira no momento. “Ouço falar em pesquisas que colocam o empresário César Cassol um pouco à frente da Milene e esta um pouco a frente de Luizão do Trento, que por sua vez estaria também um pouco a frente do Tião Serraia, mas esses números eu não vi”, argumentou. Ele ainda lembrou que seria bom se a experiência no trato administrativo particular com aliadas a pessoas com dotes políticos pudessem estar juntos nesta composição.

Finalizando Paraibinha conclamou a população para que participe do processo eleitoral, sem vender votos, sem buscar favores, mas que efetivamente possam buscar espaços de fiscalização. “Quando o prefeito é ruim não é apenas durante 4 anos e sim, os primeiros anos da próxima administração”. Pediu cuidado com promessas, com coisas bonitas que são apresentados e que se possa evitar o que já se viu, onde pouco após as eleições, as pessoas já estão arrependidas do voto.

3 comentários:

CHICO MELLO disse...

Com certeza a melhor entrevista que o Programa Rondônia em Debate apresentou sobre as eleições de 2012. Dr. Airton mostrou conhecimento, imparcialidade e o mais importante respeito pelo telespectador/eleitor. O apresentador do Programa, DORLI SCHIMER, está de parabéns pela escolha do entrevistado.

CHICO MELLO disse...

Com certeza a melhor entrevista que o Programa Rondônia em Debate apresentou sobre as eleições de 2012. Dr. Airton mostrou conhecimento, imparcialidade e o mais importante respeito pelo telespectador/eleitor. O apresentador do Programa, DORLI SCHIMER, está de parabéns pela escolha do entrevistado.

CHICO MELLO disse...

ADILSON JULIO noreply-comment@blogger.com
26 jan (2 dias atrás)

para mim


ADILSON JULIO deixou um novo comentário sobre a sua postagem "ROLIM - Perfil de candidatos é traçado pelo advoga...":

Quero parabenizar o Dr. Airton pela entrevista, mesmo sendo um militante da política partidária conseguiu ser imparcial em sua análise. Só uma observação sou filiado ao PRP - Partido Republicano Progressista 44, enquanto que o Senador Ivo Cassol pertence ao PP. Portanto, mesmo tendo feito parte do seu Governo e, tendo uma grande admiração pelo seu trabalho não pertencemos ao mesmo grupo político. Por fim, quero agradecer todos os internautas que comentaram a matéria e, principalmente aqueles que citaram meu nome em seus comentários. Isto é prova que a população está preocupada com o destino do nosso querido município.