quinta-feira, 20 de setembro de 2012

Jurus do cartão crédito no Brasil é de 238% ao ano, o maior entre 9 países


 

Matéria publicada no jornal O globo economia,  19/09/12, de autoria de Lucianne Carneiro e colaboração de Roberta Scrivano mostra que o Brasil  cobra 238,30% ao ano em taxa média de jurus no cartão de crédito. A matéria é baseada em um estudo da Associação Nacional dos Executivos de Finanças (Anefac), da Proteste e dos sites Index Credit Cards e Money Facts, dos EUA e Reino Unido, respectivamente.


 

Apesar da queda dos jurus básicos da economia — que estão no seu menor patamar históricos — os brasileiros ainda pagam a maior taxa média no cartão de crédito, é o que mostra levantamento feito em nove países — Argentina, Chile, Colômbia, Peru, Venezuela, México, EUA e Reino Unido, além do Brasil. O número é mais de quatro vezes o registrado pelo Peru, o segundo colocado, com taxa de 55%, muito próxima aos 54,24% do Chile, diz a matéria.

A Argentina é o quarto país com a maior taxa, de 50%, seguido por México (33,8%), Venezuela (33%) e Colômbia (29,23%). Nos EUA e no Reino Unido, a taxa é muito inferior, de 16,89% e 18,7%, respectivamente.  

Para a economista da Proteste Hessia Costella, essa taxa de jurus é um absurdo e não tem justificativa essa diferença de taxa de jurus. Nem mesmo a inadimplência justifica, diz  Hessia Costella.

Em Mateus 19:16-26, disse Jesus:
16 - E eis que se aproximou dele um jovem, e lhe disse: Mestre, que bem farei para conseguir a vida eterna?
17 o  Respondeu-lhe ele: Por que me perguntas sobre o que é bom? Um só é bom; mas se é que queres entrar na vida, guarda os mandamentos.
18 -  Perguntou-lhe ele: Quais? Respondeu Jesus: Não matarás; não adulterarás; não furtarás; não dirás falso testemunho;
19 - honra a teu pai e a tua mãe; e amarás o teu próximo como a ti mesmo.
20 - Disse-lhe o jovem: Tudo isso tenho guardado; que me falta ainda?
21-  Disse-lhe Jesus: Se queres ser perfeito, vai, vende tudo o que tens e dá-o aos pobres, e terás um tesouro no céu; e vem, segue- me.
22-  Mas o jovem, ouvindo essa palavra, retirou-se triste; porque possuía muitos bens.
23 - Disse então Jesus aos seus discípulos: Em verdade vos digo que um rico dificilmente entrará no reino dos céus.
24 - E outra vez vos digo que é mais fácil um camelo passar pelo fundo duma agulha, do que entrar um rico no reino de Deus.
25 - Quando os seus discípulos ouviram isso, ficaram grandemente maravilhados, e perguntaram: Quem pode, então, ser salvo?
26 - Jesus, fixando neles o olhar, respondeu: Aos homens é isso impossível, mas a Deus tudo é possível. 

Pelo o exposto se conclui que o PT, partido que se intitula pai dos pobres, gosta mesmo é dos ricos (banqueiros) e que se Jesus realmente tiver falado conforme escreveu Mateus quem vai para o inferno é a maioria dos políticos/dirigentes do PT. Até por que esse negócio de rico ir para o inferno é papo furado. Rico vai mesmo é para o Céu. Nem todos, claro, evidente e salutar. Disse que só três coisas são iguais em qualquer parte do mundo: pobre é pobre, puta é puta e bêbado é bêbado  onde quer que estejam. Eu gosto dos três, mas isso não me dar à certeza que irei para o Céu.

 

 

Nenhum comentário: