Segundo o palestrante Flávio Martins Gonçalves o objetivo do evento foi atualizar os agricultores nas novas técnicas para aproveitamento de colostro - primeira secreção ou primeiro leite da vaca.
Um dia especial promovido pela Associação de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado
de Rondônia (Emater) mostrou aos agricultores familiares de Ariquemes
as técnicas para aproveitamento de colostro na alimentação de bezerros. O
evento foi realizado na Associação das Mulheres Unidas em Cristo
(Asmuc), localizada na Linha C-70 da BR-364, e reuniu aproximadamente 50
pessoas entre agricultores familiares cadastrados e interessados no
tema.
Durante as atividades os participantes tiveram a oportunidade de ouvir palestras ministradas por extensionistas da Emater sobre: banco de colostro, silagem, cuidados com bezerros e mineralização do rebanho.
Segundo o palestrante Flávio Martins Gonçalves o objetivo do evento foi atualizar os agricultores nas novas técnicas para aproveitamento de colostro - primeira secreção ou primeiro leite da vaca.
O colostro, diferente do leite propriamente dito, possui baixo teor de lactose e mais gorduras, minerais, proteínas e vitaminas, o que contribui para um aumento de anticorpos. O extensionista e palestrante Ademir Alves Ribeiro, ressaltou a importância de se formar um banco (estoque) de colostro na propriedade. O material pode ser guardado refrigerado, sem perda de qualidade, durante até sete dias.
Outros temas discutidos durante as palestras foram: as principais causas de diarréia em bezerros, a importância da mineralização do rebanho e melhoramento genético. A mineralização do rebanho é uma prática muito importante para assegurar resultados dos investimentos feitos em melhoramento genético, sanidade e até mesmo no manejo as pastagens, portanto não deve ser vista como um gasto e sim como mais um investimento.
O evento contou ainda com o apoio do gerente local da Emater de Ariquemes, Paulo Tramontini e do técnico agropecuário Valdenor Alves da Silva.
Texto: Wania Ressutti – Assessoria Emater
Fonte: DECOM - Departamento de Comunicação Social