sexta-feira, 28 de março de 2014

EUREKA! EUREKA! ...

 Eureca,  é uma famosa exclamação atribuída ao matemático grego Arquimedes de Siracusa(287212 a.C.).

A história conta que Arquimedes pronunciou esta palavra após descobrir que o volume de qualquer corpo pode ser calculado medindo o volume de água movida quando o corpo é submergido na água, conhecido como o princípio de Arquimedes.

Esta descoberta foi feita quando se encontrava na banheira, pelo que saiu nu para as ruas de Siracusa gritando Eureka!, que significa "encontrei".

 A palavra "Eureka" usa-se hoje em dia como celebração de uma descoberta, um achado ou o fim de uma busca.

Faço uso da história  motivado por uma conversa que tive com um cidadão muito próximo do senador Ivo Cassol. Eu sempre tive a curiosidade de saber o porquê da “briga” do meu amigo Expedito Júnior com o hoje senador Ivo Cassol.

A minha curiosidade é tanta que um dia indo com Expedito Júnior para Flor da Serra perguntei a este o que realmente aconteceu e, tive como resposta de Expedito Júnior o seguinte: eu também não sei.

Ouvi dizer que alguém contou para ele, Ivo Cassol ou ele sonhou, que eu, Expedito Júnior, tinha ido ao STF pedir sua condenação, mas não verdade. É tanto que no dia em que ele foi inocentado no STF eu vibrei de alegria. Pode perguntar ao Claudio Macarrão da Sempre Seguros que se encontrava lá em casa no dia, que ele confirma. Disse Expedito Júnior.

Depois em conversa com outro cidadão ligado ao senador e sua família, fiz a mesma pergunta e ele me disse: também não sei. O Juninho seu filho me disse que o motivo foi Expedito Júnior ter se lançado candidato a governador sem falar primeiro com seu pai.

Eu acho que posso gritar EUREKA! EUREKA! Pois tive uma conversa com uma pessoa que não posso/não devo citar o nome e lhe fiz a mesma pergunta, mas de forma diferente. A pergunta que eu fiz foi a seguite: na época em houve o rompimento entre Ivo Cassol e Expedito Júnior você fazia parte do governo e era frequentador assíduo da casa do governador, o que realmente aconteceu entre os dois?

O cidadão me responde de forma espontânea e sem pedir segredo que na opinião dele o motivo da briga ou sei lá que nome eu dou foi realmente a candidatura de Expedito Júnior ao Governo de Rondônia.

Segundo essa pessoa, Ivo Cassol acertou com não sei com quem lá em Brasília, o comando do PP em Rondônia para ele e, nessa negociação prometeu que a então candidata a presidenta da República Dilma Rousseff seria a mais votada no estado.

Além  da presidenta, candidata na época ser amais votada, Ivo Cassol pretendia, segundo essa pessoa, eleger o governador do estado e,seu grupo político elegeria dois senadores, ele e Expedito Júnior, cinco dos oito deputados federais e quinze  dos 24 deputados estaduais.

Para que isso fosse possível Ivo Contava com Expedito Júnior candidato ao senado, pois ele  acreditava que ele e Expedito Júnior derrotavam  Valdir Raupp. Perguntei então, mas pra que tudo isso?

E  tive como resposta: o sonho do Ivo era ser Diretor nacional do DENIT, mas para  ser indicado tinha que sair fortalecido politicamente. Com a “insubordinação” de Expedito Júnior, Ivo Cassol percebeu que iria ter dificuldades para concretizar suas pretensões.

Com o que disse/afirmou Ivo Júnior e os detalhes me contado por esse cidadão eu acho que posso igual a Arquimedes de Siracusa, gritar: eureca! Eureca! ... .



Nenhum comentário: