quarta-feira, 26 de novembro de 2014

ROLIM DE MOURA TERÁ CICLOVIA DE CERCA DE OITO KM

bicicleta (do francês bicyclette que deriva de bicycle união de bi, dois, com a palavra grega kyklos, roda) é um veículo de duas rodas presas a um quadro, movido pelo esforço do próprio usuário (ciclista) através de pedais, sendo assim um velocípede de duas rodas.

Atualmente, é considerada o meio de transporte mais utilizado no mundo. Como durante a sua locomoção não são emitidos gases poluentes nem com efeito de estufa, a bicicleta é considerada assim um veículo zero emissões.


Ao pé-da-letra, o primeiro modelo a ser chamado de bicicleta ("duas rodas") surgiu em 1870. Era toda de metal, tinha os pedais na enorme roda da frente e custava o equivalente a seis meses de salário de um trabalhador médio. 

A bicicleta não foi uma invenção, algo surgido do dia para a noite, e sim o resultado de uma evolução que começou num brinquedo criado na França 80 anos antes. 

Tratava-se de um pequeno cavalo de madeira dotado de uma roda dianteira fixa, que não podia ser virada para os lados. Um probleminha resolvido quando o barão alemão Karl von Drais desenvolveu a "máquina de andar" em 1817. 

A roda virava, só que os pedais ainda não tinham sido concebidos: era preciso andar com os pés no chão para impulsionar o veículo, no melhor estilo Fred Flinstone.

Foi o ferreiro escocês Kirkpatrick Macmillan, em 1839, quem primeiro apareceu com os pedais grudados na enorme roda da frente - acreditava-se que quanto maior ela fosse, mais rápida a engenhoca andaria. 

A tendência das rodas de tamanho igual, assim como o sistema de corrente e catraca, surgiu num projeto inglês na década de 1880. 

Os mecanismos de marcha que permitem alcançar maiores velocidades sem grande esforço foram inventados na década seguinte.

------------------------------------------

Faço essa introdução informativa e  singela, por ter ficado sabendo que a Prefeitura de Rolim de Moura contratou uma empresa para fazer um projeto de uma ciclovia. 

O projeto é grandioso e ousado e saindo do papel vai com certeza ganhar vários adeptos pela função esportiva, social e de saúde pública que é andar de bicicleta. 



Em sendo verdade, essa pratica saudável que tem poucos adeptos em nosso município, até por que não dispomos de espaço exclusivo para tal, tornado sua pratica de alto risco para acidentes está com os dias contados.


A ciclovia pensada para Rolim, vai da UNIR a FAROL e o seu valor está previsto para 10 milhões de reais e segundo a pessoa que me contou, o senador Valdir Raupp já se comprometeu ser o pai da "criança", ou seja  conseguir os recursos financeiros.

Nenhum comentário: