quinta-feira, 18 de dezembro de 2014

Da Redação DIÁRIO DA AMAZÔNIA


 
em solenidade no início da noite de ontem, o Tribunal Regional Eleitoral (TRE-RO) credenciou, com a entrega do Diploma, os eleitos em outubro a tomar posse nos respectivos cargos em 2015. No caso do governador Confúcio Moura (PMDB) e seu vice Daniel Pereira (PSB), a posse será no próximo dia 1º, enquanto a do senador Acir Gurgacz (PDT), dos 24 deputados estaduais e dos oito federais será em 1º de fevereiro. Ao todo foram diplomados 49 eleitos, sendo 35 titulares e 14 suplentes por ordem nominal e de votação. Dos 24 deputados estaduais, não estavam presentes José Lebrão e Ribamar Araújo.
Em discurso, o governador lembrou os desafios da campanha, elogiou o trabalho da Justiça Eleitoral, mesmo após a mudança de sede em função da última cheia do rio Madeira; e falou da necessidade de ampla reforma política, citando como exemplo o modelo alemão, principalmente no quesito financiamento.Confúcio convidou a todos para fazer uma Rondônia mais justa e melhor para todos
Afirmando ter sido essa sua nona disputa eleitoral, com sete vitórias consecutivas, Confúcio ainda mencionou a Operação Plateias realizada pela Polícia Federal logo após a alegria da reeleição. “Fui nocauteado com a operação. Mas não baixei a cabeça. Honrei todos os compromissos.
O governador ainda destacou o avanço do cenário econômico de Rondônia, superando Estados que mais crescem no País,
Acir Gurgacz disse que tomará posse com a certeza de que precisa trabalhar mais
Acir Gurgacz disse que tomará posse com a certeza de que precisa trabalhar mais
como o Mato Grosso e Tocantins e ainda propôs um pacto pela governança, ressaltando dados positivos alcançados no primeiro mandato, como 97% das compras públicas realizadas pelo pregão eletrônico, com 63% das empresas vencedoras sendo rondonienses. Confúcio concluiu garantindo que o maior fundamento do desenvolvimento de Rondônia está na educação, sendo essa uma de suas bandeiras de luta prioritárias para o segundo mandato. “Farei meu juramento de posse para honrar Rondônia e ao mandato, pois ninguém segura Rondônia”, afirmou Confúcio Moura, após ter sido conduzido à mesa de diplomacia pelo diretor da Unopar, Paulo Andrade.
MAIS TRABALHO
Para o senador Acir, a reeleição representa a certeza de que precisa trabalhar mais para honrar o compromisso e retribuir com ações concretas, com vistas ao desenvolvimento do Estado e à consequente melhoria da qualidade de vida da população. Ao reiterar o compromisso de trabalhar seriamente, com resultados que melhorem a qualidade de vida da população, ele convido a todos os eleitos para fazerem uma Rondônia mais justa e melhor para todos.
Em nome dos deputados estaduais, usou a tribuna o mais votado com 19.151 votos, Adelino Follador, destacando tratar-se de um momento singular, em que foi reeleito para ampliar o leque de ações para o desenvolvimento do Estado e o bem-estar da população.
Já a deputada Marinha Raupp citou os demais pares reafirmando “a missão de honrar o Estado com responsabilidade ética e carinho”. Ela observou também que a festa é da democracia que dá ao povo o direito de escolher.
A solenidade foi encerrada com o presidente do TRE-RO, desembargador Moreira Chagas, apontando o êxito do pleito com as novas tecnologias e legislações, como a da Ficha Limpa, apontando para os eleitos a grande e grave responsabilidade que têm pela frente, quando a Nação vive tempos sombrios. Embora não considere a legislação eleitoral perfeita, o desembargador citou o avanço da brasileira que tem servido de modelo para outros países.
REELEITOS
Confúcio Aires Moura, nasceu na cidade de Dianópolis (TO), tem 66 anos de idade, formou-se em medicina pela Universidade Federal de Goiás, após nove anos exercendo o cargo de policial militar. Iniciou sua carreira política em 1994 como deputado federal por Rondônia e foi reeleito duas vezes consecutivas. Em 2004 licenciou-se do cargo de para concorrer à prefeitura de Ariquemes, saindo vitorioso e reeleito. Em 2010 renunciou ao cargo de prefeito para disputar o governo, vencendo no segundo turno; e reeleito neste ano também no segundo turno.
Acir Marcos Gurgacz, nasceu em Cascavel (PR), tem 52 anos, migrou para Rondônia na década de 70, já foi prefeito de Ji-Paraná e assumirá seu segundo mandato consecutivo por oito anos após ser reeleito com 312.614 votos, o equivalente a 41,98% dos votos válidos. O atual mandato foi assumido após a cassação do titular em 2009.

Nenhum comentário: