domingo, 26 de abril de 2015

Telas com inseticida são testadas no combate à dengue em Goiânia

Telas com inseticida foram instaladas em bairro de Goiânia (Foto: Reprodução/TV Anhanguera)Telas com inseticida foram instaladas em bairro de Goiânia (Foto: Reprodução/TV Anhanguera)Telas com inseticida são testadas no combate a dengue em Goiânia  Goiás (Foto: Reprodução/TV Anhanguera)
O Ministério da Saúde realiza testes com uma tela com inseticida para tentar combater o mosquito Aedes aegypti, o transmissor da dengue. Em Goiânia, que enfrenta uma epidemia da doença, a prefeitura escolheu 80 casas no Setor Residencial Itaipu para a instalação dos equipamentos. Além da capital, as telas também foram enviadas para a cidade de Belo Horizonte, em Minas Gerais.

Os testes devem durar dois anos. Os equipamentos são feitos de plástico e foram autorizados pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). Eles são instalados nas portas e janelas das residências e o objetivo é impedir a entrada dos mosquitos.
De acordo com a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) de Goiânia, somente após os períodos de testes é que será possível avaliar os resultados e adoção definitiva do método para a prevenção da doença.
"Dependendo dos resultados que encontrarmos nesses dois anos, a OMS [Organização Mundial da Saúde] e o Ministério da Saúde podem ou não adotar isso como uma política pública de controle do vetor", explica Flúvia Amorim, diretora de vigilância em Saúde da SMS.
Epidemia
O último balanço divulgado pela Secretaria Estadual de Saúde, divulgado na sexta-feira (24) revelou que 12 pessoas já morreram de denguem em Goiás. O número representa um aumento de quase 64% em relação ao mesmo período de 2014.
Outras 36 mortes ainda são investigadas e podem ter ligação com a doença. Ao todo, 83,9 mil casos foram registrados em todo estado.
Das mortes, quatro ocorreram em Goiânia, duas em Aparecida de Goiânia. As cidades de Brazabrantes, Crixás, Goianésia, Morro Agudo, Rio Verde e Trindade registram um caso cada.

Nenhum comentário: