sexta-feira, 28 de agosto de 2015

NO TRÂNSITO TODO CUIDADO É POUCO

Enquanto acontece um acidente de trânsito  envolvendo automóvel com vítimas que dão entrada no Sistema Único de Saúde (SUS), em Porto Velho, são registrados pelo menos dez com motocicletas. Os números são alarmantes e confirmam dados de uma pesquisa divulgada em maio pelo Ministério da Saúde (MS), que apontava Rondônia em 9º lugar no ranking nacional de mortes por acidente de motocicletas, com taxa de mortalidade de 9,8 para cada 100 mil habitantes.
No total, somente neste mês, 334 vítimas de acidentes envolvendo motocicletas deram entrada no Pronto-Socorro João Paulo II – referência no atendimento de urgência e emergência no estado. No mesmo período, 32 acidentes com vítimas de automóveis foram registrados; e 49 sem definição de veículo.
Os dados são do setor de estatísticas do João Paulo II, onde técnicos fazem o monitoramento diário. O inchaço da frota de motocicletas é apontado por especialistas em trânsito como o maior vilão do SUS na maioria dos estados brasileiros.
No resto do estado não é diferente e em Rolim de Moura talvez seja até pior. Isso mostra que as medidas tomadas pelo setor competente não são suficiente para o enfrentamento do problema, até por que não se combate a violência praticada com veículos com medidas pontuais. Para que tenhamos resultados aceitáveis do ponto de vida de saúde pública, carece de um enfrentamento do problema com a participação da população.

A violência que ora se instalou em nossa ruas, avenidas, BRs, rodagens e estradas vicinais é caso de calamidade pública e assim sendo, tem que ser encarado como tal. A título de sugestão elenco algumas medidas que a meu ver são fundamentais para a diminuição desse caótico quadro de violência generalizado de acidentes com veículos.
1 - Educação no transito é fundamental e indispensável, pois a imprudência e a imperícia dos nosso condutores, contribui com o número alarmante de casos na estatista oficial;
2 - sinalização é outro tipo de medida também fundamental,
3 - quando falo em sinalização estou me referindo:sinais luminosos; placa de sinalizações; redutores de velocidade; nas ruas asfaltadas escrever  no chão pare;
4 - envolvimento da sociedade organizada ( Rotary, Maçonaria, Lions, auto escolas, associação de pais e filhos e associações de bairros);
5 - palestras nas escolas e empresas, rádios e canais de televisão.
Obs: Dom Pedro II, ainda no tempo da carruagem dizia para o cocheiro: devagar que eu tenho pressa.

Nenhum comentário: