terça-feira, 6 de outubro de 2015

SAL, AÇÚCAR E PAPEL HIGIÊNICO

Em 2014 assisti uma palestra de Dr. Volmir Rodigheri, Hospital Bom Jesus e este disse o seguinte: três coisas que não era para ter em casa de idoso -  açúcar, sal e papel higiênico 

A palestra foi sobre a saúde do idoso a convite do Sindicato Rural de Rolim de Moura e aconteceu no salão de catequese da Igreja Católica. Segundo Dr. Volmir, toda vez que um idoso for ao banheiro defecar deve tomar banho, pois para que este permaneça saudável tem que se higienizar de forma adequada. O açúcar e o sal quando não for possível evita-los devem ser usados com moderação. 

Os cuidados com a alimentação é outro item importante quando o assunto é a terceira idade. Uma das medidas mais importantes é desestimular o uso de sal e açúcar à mesa, para controlar o consumo destes alimentos. 

Com o passar dos anos, ocorrem mudanças naturais na intensidade de percepção do sabor. Logo, a pessoa idosa passa a adicionar mais açúcar, sal e outros condimentos para temperar os alimentos até alcançar um sabor que agrade ao paladar, o que pode acabar representando um abuso na quantidade.

Mastigar bem os alimentos e  higienizar a boca, incluindo a escovação da língua, ajudam a perceber melhor o sabor dos alimentos, evitando o exagero no uso dos temperos. 

Nenhum comentário: