segunda-feira, 19 de setembro de 2016

Baratas vivem sem cabeça? Veja o que acontece quando bichos são decapitado

Já ouviu falar que baratas continuam vivas mesmo sem cabeça? E que um frango viveu mais de um ano após ser decapitado? Ou que tentáculos de polvos seguem seus caminhos após a cabeça do animal ser arrancada?Resultado de imagem para foto frango sem cabeça
Mito ou verdade: alguns animais conseguem viver normalmente depois de perder a cabeça? Depende.
É preciso levar dois pontos em consideração: as reações dependem da anatomia e fisiologia de cada bicho e viver não é apenas sobreviver e ter espasmos
André Frazão, biólogo do departamento de fisiologia da Universidade de São Paulo
Dizer que as baratas vivem sem cabeça é uma história que já atormentou (para não dizer enojou) muita gente --e o pior é que ela é parcialmente verdade.
O que acontece é que o inseto tem as principais estruturas vitais no abdômen, por isso consegue reagir por mais algum tempo após perder a cabeça.
"A barata não irá comer ou beber. Ela sobreviverá, se não tiver grandes desafios, e morrerá quando a reserva de energia e água acabar", explica Frazão.
Para sorte da barata, e azar de quem tem pavor dela, o baixo metabolismo faz com que ela tenha energia para sobreviver um tempo nessas condições. O biólogo explica:
O inseto fica pouco ativo e não sabe o que está fazendo. É difícil dizer que ela está realmente vivendo sem uma parte do corpo
Moscas têm reações parecidas ao ficarem sem cabeça --segundo Frazão, elas começa a morrer, mas, dadas as características fisiológicas e anatômicas, isso demora um tempo. 
Reprodução
Se perde a cabeça, a planária logo se regenera
Bem diferente é o que acontece com as planárias.

O pequeno verme famoso nas aulas de biologia é capaz de regenerar-se e criar uma nova cabeça se for decapitado.

Quer saber algo ainda mais chocante? Uma pesquisa publicada no Journal of Experimental Biology afirma que até algumas memórias são mantidas na cabeça regenerada.
Existem também aqueles que têm apenas rápidas respostas, como é o caso do polvo.
"Ao perder a cabeça, os tentáculos podem ter reflexos e se dobrarem ou até se 

Nenhum comentário: