sábado, 5 de novembro de 2016

Ficus benjamina, fora de Rolim de Moura

Resultado de imagem para FICUS BENJAMINA
A retirada por parte da prefeitura da figueira exótica, Ficus benjamina de parte das ruas e avenidas de Rolim de Moura é uma medida correta e de emergência. Exibindo DSC_0584.JPG

Esse tipo de figueira que se adaptou muito bem no Brasil  é uma árvore perene que chega a medir até 15 metros de altura. Ela é nativa da Índia, China, Filipinas, Tailândia, Austrália e Nova Guiné. Sem nenhum Cuidado ela foi plantada em todo território brasileiro!   

Ela tolera ambientes ventosos, frio, inverno rigoroso, verão quente e seco, ou seja, é super resistente e o seu grande problema é o sistema radicular super agressivo.  

As raízes desta árvore entopem canos, arrebentam  , rompem calçadas e as raízes vão causando o maior estrago por onde se alastram.

Quero parabenizar o prefeito pela iniciativa da retirada dessas árvores e sugerir que seja criado uma lei proibindo o plantio  destas em todo perímetro urbano. 

A substituição dessas árvores por outras variedades deveria ser após uma audiência pública, onde a população fosse ouvida e em parceria com a Secretaria Municipal de Agricultura e não somente pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente.  

Segundo matéria divulgada pala Secom, uma equipe    já está trabalhando para aquisição de novas mudas de árvores como Ipês, Jacarandá, Palmeiras Imperiais entre outras espécies que não danificam as calçadas da cidade e deixam um aspecto mais agradável.

Eu acho que deveria constar nessa relação algumas árvores frutíferas para atrair aves da nossa fauna. A Palmeira Imperial não se adapta bem em nosso meio, exemplo disso foi o canteiro central até o Parque de Exposição. 

Hoje não tem mais nenhuma viva. Na entrada de Ouro Preto, aconteceu o mesmo, as que estão vivas estão doente. Portanto devemos ter mais cuidado com o uso do dinheiro público. 
Resultado de imagem para foto dos locais onde a palmeira imperial foi plantada e não deu certo
O local onde essas árvores vão ser plantadas não pode ser sob redes elétricas, pois as mesmas vão ter que serem podadas constantemente e isso implica em despesa para o erário público. Nesse locais tem que ser plantado árvores de pequeno porte.

Nenhum comentário: