sexta-feira, 25 de novembro de 2016

Mendes, presidente do TSE: “Anistia é a Batalha de Itararé da desinformação”

  Gilmar Mendes,  ministro do Supremo Tribunal Federal, e presidente do Tribunal Superior Eleitoral,   participou de um seminário na Fiesp nesta manhã e criticou aqueles que sustentam que pode haver uma anistia ao caixa dois. Para ele, não passa de uma “Batalha de Itararé” (aquela que entrou para a história como a batalha que não houve) da desinformação.  
Vamos às palavras de Mendes, publicadas pelo G1:
“Sabe que eu estou percebendo, na verdade, é que há um tipo de Batalha de Itararé de desinformação neste tipo de matéria, um jogo, assim, talvez de assimetria de informações. No que diz respeito ao caixa dois, no qual se reconhece que, inicialmente, não era crime, é claro que o crime só existirá daqui pra frente. Agora, se houver corrupção, lavagem de dinheiro, estelionato, qualquer outro tipo de prática, claro que não há de se falar de anistia”.
“É evidente que, em relação à nova tipificação, ela não vai se aplicar a fatos anteriores e também não é de se falar em anistia, nem precisa falar em anistia, porque a lei não retroage. Me parece que está havendo aí uma brutal confusão, não sei se é intencional, se de fato há pessoas tentando anistiar outros crimes, eu não conheço o texto, ou se há realmente despreparo no debate. Mas a mim me parece que há uma Batalha de Itararé porque está se falando de coisa que não faz sentido”. disse ainda o ministro.

Nenhum comentário: