terça-feira, 21 de março de 2017

Voce sabe o que é Inércia?

 Praça dos Três Poderes, Brasília; A esquerda o STF, ao centro o Congresso Nacional, a direita o Palácio do Planalto (Foto: Arquivo Google)Praça dos Três Poderes, Brasília. A esquerda o STF, ao centro o Congresso Nacional, a direita o Palácio do Planalto (Foto: Arquivo Google)

A inércia é um princípio da física, também conhecido como a Primeira Lei de Newton. É a capacidade de resistir à mudança de movimento.
A lei da inércia diz que se um corpo está se movendo em uma direção, a tendência é manter-se naquela trajetória, com a mesma velocidade. Se está encontra parado, a menos que seja submetido a alguma força, permanece parado.
Além da Física, a Química também utiliza do conceito da inércia para falar da resistência de alguns materiais em reagir com outros. Como os gases nobres, por exemplo, considerados inertes, ou seja, não reagem quimicamente.
No Direito, também há o Princípio da Inércia, assegurado pelo Artigo 2o do Código de Processo Civil (CPC). É igualmente chamado de princípio da demanda e fala sobre a necessidade de iniciativa da parte na manifestação do seu direito de ação para então haver o impulso oficial por parte do juiz.
A palavra inércia no sentido figurado corresponde à capacidade de alguém ou algo manter-se na mesma situação. 
A origem do termo inércia vem do latim iners, que significa despreparado. O vocábulo é formado pelas partes in, que significa não, ears, relativo ao preparo, a capacidade de fazer.
Entre os sinônimos de inércia estão apatia, estagnação, inatividade, letargia, imobilidade, marasmo, desânimo, prostração, indiferença, frieza e insensibilidade.

Nenhum comentário: