sexta-feira, 7 de abril de 2017

Eleições 2018

campanha eleitoral de 2018 na Internet, pelo menos em tese já começou e promete uma longa caminhada. Não estou falando da campanha eleitoral formal, que só será liberada a partir de julho de 2018 segundo previsões do TSE.

No marketing político digital é assim. Quem quer voar tem que corre! Até por que com a operação Lava Jato trabalhando a todo vapor e as delações premiadas envolvendo a maioria dos senadores e dos deputados federais, já é possível se prever as dificuldades que os partidos vão ter para conseguir arrecadar recursos financeiros.

A campanha eleitoral de 2018 na Internet será a bola da vez do marketing político e com certeza bem mais elaborado que 2016. Dessa vez com  equipes    profissionalizadas e usando técnicas e ferramentas de primeira linha. 

Embora o cenário político para as eleições de 2018 ainda não esteja definido por conta de uma provável reforma política que ora está em andamento no Congresso Nacional e também pela falta de definição de quem vai ser candidato, em termos de marketing político digital, as campanhas já estão sendo estruturadas e o relacionamento com o eleitorado já está sendo feito.


O senador Ivo Cassol, que acredita como ninguém no que diz e no poder do dinheiro, está falando para todo mundo que é candidato em 2018. Eu particularmente acho que não, mas se for será eleito no primeiro turno. 

É tanto verdade que fiquei sabendo de uma pessoa bem próxima do ex-senador Expedito Júnior que este só vai decidir a  que cargo irá disputar em 2018 após a justiça decidir se Ivo é candidato ou não. 

E olhe que para disputa do governo de Rondônia em 2018, sem a presença do senador Ivo Cassol, Expedito Júnior está disparado na frente dos prováveis concorrentes em mais de trinta pontos. Já com este no páreo a coisa muda de figura. 

A precaução do meu amigo Expedito Júnior tem razão de ser, pois nas duas últimas eleições, Júnior tem sofrido da síndrome do cavalo paraguaio. 

Para quem não conhece,  cavalo paraguaio é uma expressão popular que teve origem no turfe. Quando um cavalo dispara na largada, indicando que vai ganhar o páreo e, no final da corrida é ultrapassado pelos outros competidores, diz-se que ele é um cavalo paraguaio.

Nenhum comentário: