sábado, 8 de abril de 2017

Mal ou mau



Estas duas palavras existem na língua portuguesa e estão corretas. Como os seus significados são diferentes, devem ser usadas em situações diferentes. 
Mal é o contrário de bem.
Mau é o contrário de bom.
 
A forma mais fácil e eficaz de entendermos a diferença entre mal e mau e usarmos corretamente estas palavras é pela oposição, ou seja, utilizando seus antônimos e vendo qual está correto na frase:
  • Você está sendo mau! (antônimo: sendo bom)
  • Estou me sentindo mal! (antônimo: sentindo bem)
Quer aprender de forma rápida? Assista ao vídeo e aprenda uma dica bem simples para não se esquecer mais!

Mal

Mal é uma palavra frequentemente utilizada pelos falantes, possuindo vários significados. Pode ser um substantivo comum, uma conjunção ou um advérbio. 
Como advérbio, mal se refere a alguma coisa feita de modo errado, de modo insuficiente, com dificuldade, de modo indelicado ou cruel, sendo sinônimo de erradamente, incorretamente, de leve, insuficientemente, dificilmente, grosseiramente, severamente, jamais, nunca, entre outros. 
Como conjunção temporal, mal tem sentido de assim que e logo que. 
Como substantivo, mal se refere a uma desgraça, calamidade, dano, doença, enfermidade, pesar, aflição, sofrimento, defeito, problema, maldade. 

Exemplos com mal

  • Você não entendeu o exercício? Você fez tudo mal. (advérbio)
  • Você nem imagina o mal que você me faz. (substantivo comum)
  • Mal saí da escola, já estavam esperando por mim do outro lado da rua. (conjunção subordinativa temporal)
Mal tem sua origem na palavra em latim male.

Mau

Mau é um adjetivo. Indica alguém ou alguma coisa que: não é de boa qualidade, faz maldades, traz infortúnio, faz grosserias, não tem competência, é pouco produtivo, é inconveniente e impróprio, é travesso e desobediente, é difícil de superar e é contrário aos bons costumes. 
Mau é sinônimo de malvado, cruel, desumano, ruim, ordinário, imperfeito, malfeito, prejudicial, maligno, grosso, desagradável, incompetente, impróprio, inadequado, indisciplinado, desobediente, árduo, indecente, imoral, entre outros. 

Exemplos com mau

  • Você é um mau amigo.
  • Esse cachorro é mau.
  • Ele seguiu por maus caminhos. 
Mau tem sua origem na palavra em latim malu.

Nenhum comentário: