sábado, 6 de maio de 2017

ELEIÇÕES 2018 - REVISADA

 Resultado de imagem para FOTO DO EXPEDITO JUNIOR

O momento político que ora se apresenta no Estado de Rondônia  rumo as eleições de 2018 para disputar as vagas majoritárias, é confuso e, está mais para especulação que  para uma definição de quem realmente vai disputar a vaga de governador e as duas de senadores.

O ex-senador e atual presidente do PSDB Expedito Júnior, está em primeiro lugar em todas as pesquisas de intenção de votos que foram realizadas até o presente momento. 

Tanto para governador como para senador . Júnior está pontuando bem na frente dos demais concorrentes e, assim sendo e não surgindo um fato novo , ele é a bola da vez para ser o futuro governador de Rondônia.  

Só que ele não pode contar com o ovo no da galinha e achar que já ganhou. Para que isso aconteça depende da habilidade dele nas negociações com as principais lideranças políticas do estado. Só lembrndo, em 2014 Júnior priorizou  negociar com as bases e não funcionou.

Na eleição de 2014 Expedito Júnior perdeu para ele mesmo, negociou mal e com certeza não vai cometer o mesmo erro, até por que ele é um político experiente e não pode agir como amador duas vezes. 

Expedito tem contra si, não poder perder mais uma eleição, pois caso isso aconteça, está fora em definitivo do cenário politico do estado. Fiquei sabendo por uma pessoa bem próxima deste que  ele é consciente disso, portando tem que negociar para ganhar.

Expedito Júnior está com a faca e o queijo político nas mãos e sabe que para ser governador de Rondônia não deve sobre hipótese alguma come-lo sozinho, pois pode ter uma indigestão e perder para ele mesmo mais uma vez.

 Os prováveis concorrentes de Expedito Júnior para 2018 são: se o processo político do senador Ivo Cassol que está com sua tramitação concluída, mas hibernando nas gavetas do Supremo Tribunal Federas - STF, prescrever, ele terá como adversários para disputar o governo, o presidente da Assembleia Legislativa,  deputado estadual Marão de Carvalho e os senadores Acir Gurgacz e  Ivo Cassol. 


Júnior, acredito eu,  mais que ninguém deve saber que para disputar o governo e liquidar a fatura ainda no primeiro turno,  tem como opção uma aliança com o PMDB, com  o deputado Maurão de Carvalho de vice. Fiquei sabendo por um membro do PMDB que negociação nesse sentido já está ocorrendo.

Para disputar uma das duas vagas para o senado, caso o senador Ivo Cassol consiga registrar sua candidatura para governador, a opção mais inteligente é ele sair para o senado apoiando este para governo e indicando o vice. Essa  mesma opção  pode ser negociada  com o senador Acir Gurgacz, mas não traz nenhuma garantia de vitória.

Eu vejo uma candidatura ao senado mais difícil de vitória que ao governo, pois  Expedito Júnior vai disputar com o senador Valdir "Chorão" Raupp, que está "bichado", mas não ta morto. O governador Confúcio Moura que é um forte candidato, vem pontuando bem em todas pesquisas de intenção de votos e tem a maquina estatal a seu favor. 

Tem também o deputado federal Marcos Rogério que vem se destacando como uma nova liderança política que está surgindo no estado e por conta disso está trabalhando sua candidatura ao senado. Marcos Rogério pode ser o azarão do truf  político rondoniense

Nenhum comentário: