quarta-feira, 3 de maio de 2017

POR - FERNANDO GARCIA

Resultado de imagem para FOTO DO FERNANDO GARCIA FOLHA DA MATA

Porta aberta 30 de abril de 2017

Coisas da política
A Câmara Municipal de Rolim de Moura, até que enfim, conseguiu realizar a eleição da mesa diretora para o próximo biênio. A situação vinha se arrastando por quase três meses, onde o vereador Alisson Gonçalves, seria o virtual presidente da Casa de leis. Mas muitas manobras foram  protelatórias, o que facilitou as articulações do grupo contrário que acabou vencendo a eleição.

Rasteira
O que se tinha conhecimento, é de que o próprio prefeito Luizão do Trento e, assessores mais próximo do prefeito e o vereador Alisson Gonçalves, tinha feito um combinado para votar  no atual presidente da Casa de Leis, Aldo Júlio, e, que dias depois fosse realizada  uma outra eleição, cujo candidato a presidência seria Alisson Gonçalves, com apoio da maioria dos edis, inclusive do próprio Aldo.

Acabou
Depois de muitas conversas e delongas, para se fazer a votação para presidência para o próximo biênio, surgiu a candidatura do vereador Lauro Lopes, que venceu a eleição com o voto minerva, do presidente Aldo Júlio, que desempatou o pleito eleitoral interno, onde comandará a Câmara de Rolim de Moura, após o término do cargo do presidente  Aldo Júlio, que se encerra em 2018.

Jogo bruto
Como na política é dando que se recebe, surge comentários de que muitos vereadores,            que votaram contra o candidato do prefeito Luizão do Trento, Alisson Ferreira, são detentores de indicações de cabos eleitorais no palácio senador Olavo Pires. A conversa nos bastidores é se os indicados  vão continuar, ou desocupar o lugar para outros aliados que até hoje estão chupando os dedos.

Se defendendo
Um vídeo feito pelo prefeito Luizão do Trento, em frente à Assembleia Legislativa do Estado de Rondônia,  que atingiu a marca de milhares de acesso, onde o prefeito fazia um desabafo sobre membros do segundo escalão do governo estadual em Rolim de Moura. O assunto ainda é sobre a famigerada Usina de Asfalto, que desde o ano passado já virou embromação no município.

Atacando
O prefeito alega que é preciso rebater as críticas, de que a culpa pelo não recebimento do produto asfáltico é dele. Luizão do Trento, quer agilizar as operações tapa-buracos, bem como revitalizar outras ruas no centro da cidade, como a Florianópolis entre as ruas Jaguaribe e Corumbiara, atrás do posto de gasolina Miriam. Realmente a Usina de Asfalto, virou uma novela interminável, que está sendo usada há muito tempo como moeda de sacanagem.

Intolerante
À agência de publicidade que presta um desserviços  para o Governo de Rondônia, Minha Agência, não quer atender de forma eficaz aos proprietários de jornais impressos do interior, com relevantes serviços prestados a comunidade em mais de 20 anos de circulação. O intuito da agência, é fomentar a mídia do Governo, somente para os jornais diários em especial os da capital, com valores consideráveis.

Discriminando
Pelo visto o marqueteiro do Governo, tem elevada ojeriza pelos profissionais de imprensa do interior, não sabendo ele que a força do Estado em todos os sentidos está no interior, começando pela representatividade política. Segundo comentários, o proprietário da agência de publicidade acha muito trabalhoso lidar com a imprensa miúda, visto que pode diminuir as tarefas trabalhando com jornais diários. Só que os ganhos para à agência são os mesmos 20% a não ser...

Trairagem
O deputado federal Expedito Neto, é o único parlamentar de Rondônia, que tem abraçado as causas concernentes aos funcionários públicos e, trabalhadores de modo geral, no que tange a reforma trabalhista. Em Rolim de Moura, os dois representantes da terra, Luís Cláudio e Marinha Raupp, seguiram orientação do palácio do Planalto, ou seja, seguiram juntos com Michel Temer.

São Pedro
Quem esperava que o inverno amazônico findaria em meados de abril, errou os cálculos. Já estamos no final do mês de abril e, em Rolim de Moura, as chuvas caem de forma torrencial, contrariando as previsões até mesmo de institutos meteorológicos. Com pancadas de chuvas a todos os instantes no município, bom mesmo é aguardar até meados do mês de maio para acelerar os trabalhos de recuperação da malha viária urbana e Rural.

Pé no freio
Mesmo a presidência  da Casa de Leis de Rolim de Moura, alegando dificuldades financeiras, em decorrência dos exageros praticados pelo seu antecessor Juninho do Frigorífico, as diárias para membros do poder legislativo, estão acontecendo normalmente. Se continuar nessa caminhada, provavelmente vai bater o recorde superando  o ex-presidente Juninho do Frigorífico na sua primeira passagem na presidência da Câmara Municipal de Rolim de Moura.

Amenizar despesas
É preciso controlar as viagens se autorizadas através de diárias, visto que o momento é bastante crucial no que tange as dificuldades enfrentadas em virtude da crise. Se eliminar gorduras dessa natureza, provavelmente vai sobrar dinheiro para comprar as telhas do poder legislativo, que estão totalmente rachadas, por conta da ação do tempo. Quando chove, várias partes internas da Câmara, vira uma verdadeira lagoa.

Vixi Maria
O colunista em conversa informal com um dos vereadores, ficou em dúvida sobre a normalização da folha de pagamento por parte da administração municipal de Rolim de Moura. O edil em seu gabinete, questionou como o prefeito vai dá continuidade aos pagamentos três meses depois que evaporar à arrecadação do IPTU, sem falar nos prêmios que serão sorteados.

Erosão
O cemitério São José, precisa de recuperação nas ruas da parte superior, visto que a erosão não tem dado trégua, dificultando bastante a circulação das pessoas. Na verdade as ruas deveriam ser bloqueteadas para evitar acidentes e melhorar as condições para transeuntes que procuram visitar os túmulos de seus entes queridos.

Tem que melhorar
Essas empresas de referências nacional, instalada no município de Rolim de Moura, precisa sair da mesmice com os tradicionais cursos que nada se alcança. Tem que investir em cursos profissionalizantes que realmente possam melhorar a qualidade de vida das pessoas, como encanador, eletricista, tornearia mecânica, modas, confeiteiro, edificações e outros de suma importância. Deletar os eternos corte e costura, manicure, cabeleireiro e bordados que já estão abarrotados e saturados no mercado de trabalho.

Visita salutar
A peregrinação dos diretores de jornais do interior de Rondônia, em diversas agências de publicidades, Governadoria e Assembleia Legislativa, em dois dias, foi muito proveitosa em diversos aspectos. O presidente da Assembleia Legislativa, Maurão de Carvalho, ouviu atentamente a reivindicação da categoria, que pede tratamento justo com os veículos de comunicação, no quesito mídia institucional.

Reunidos
Na governadoria toda equipe da adjori, foi recepcionada pelo Secretário Adjunto, Valdemar Cavalcante, que ouviu atentamente as reivindicações da categoria, visto, a insatisfação dos membros da Adjori, com o proprietário da Minha Agência, responsável pela distribuição de mídia do Governo do Estado. A agência de publicidade que presta serviços ao Governo do Estado, tomou atitude radical eliminando jornais tradicionais em suas cidades com mais de vinte anos de circulação. O Secretário prometeu levar a conhecimento do timoneiro do Estado, governador Confúcio Moura.



Nenhum comentário: