segunda-feira, 15 de maio de 2017

POR - FERNANDO GARCIA

Resultado de imagem para FOTOGRAFIA DO JORNALISTA GARCIA DO JORNAL FOLHA DA MATA

Porta aberta 15 de maio de 2017

Elogios
O asfalto que está sendo feito pelo município de Rolim de Moura, em parceria  com o Governo do Estado, está sendo avaliado positivamente pelos moradores que estão recebendo a benfeitoria. Na rua Campo Grande, que começa da Norte Sul até o Clube de Tradições Gaúcha, o serviço realmente merece elogios.

Igualar
Outras ruas e avenidas que estão totalmente avariadas, esperamos a aplicação da mesma forma da rua do (CTG), onde  é preciso fazer  todo trabalho de estruturação e, depois fazer o recapeamento asfáltico com no mínimo quatro centímetros de espessura. Em várias ruas como a Jamari, começando da garagem de automóvel Kelvim, vai ser necessário arrancar todo o farelo de asfalto e fazer uma nova compactação.  

Dinamizar
A operação tapa-buracos está sendo feito a contento, visto que as técnicas utilizadas não são mais aquelas de qualquer maneira, onde jogava algumas pás  de emulsão e no outro dia já estava a cratera novamente. A falha da equipe é não colocar  outra equipe no centro da cidade, pois, vários locais está uma vergonha, principalmente na Norte Sul, Guaporé e barão de melgaço.

Tremeu
Como a coluna já tinha previsto, que cabeças iriam rolar depois da eleição para presidência da Câmara de Rolim de Moura, onde dois ex-assessores indicados pela vereadora laudeci, já foram exonerados. Entretanto, não se sabe qual foi à razão de o prefeito Luizão do Trento, não usar a mesma tinta ou caneta, para exonerar outros que foram indicados também por vereador que não seguiu os ditames do palácio senador Olavo Pires.

Jogo político
Apesar de o ex-assessor indicado pela vereadora ter boa competência para a função, infelizmente esses posicionamentos ocorrem na política a nível estadual e federal, logicamente não diferenciando dos cargos municipais.
O que se questiona são as atitudes diferenciadas nesse quesito, onde vários colaboradores do prefeito Luizão do Trento, aguardam por uma oportunidade que foi cedida para adversários políticos declarados.

Temendo
 A Câmara de Vereadores de Rolim de Moura, pode a qualquer momento no decorrer desse ano, aumentar o número de representantes no poder legislativo. Valtão da Obra e Márcio PM, são os pretendentes ao cargo, onde aguarda decisão da Justiça. A maioria dos vereadores já estão chorando  quando fala sobre o assunto, o motivo é o financeiro que vai diminuir no bolso, onde cada um  evidentemente vão perder um percentual.   

Tabuleiro político
Falando ainda sobre a Casa de Leis de Rolim de Moura, já circula pelos corredores do palácio Governador Jorge Teixeira, que três vereadores são dados como pré-candidatos  a um assento na Assembleia Legislativa do Estado de Rondônia. O delegado Morari, Leonel da TV e Alisson Ferreira, são os prováveis  nomes rumo a Porto Velho. Já o advogado Lauro Lopes, ao que tudo indica, recém-eleito  presidente da Casa de Leis, para o biênio 19/20, pavimenta de forma silenciosa sua caminhada visando o Casarão de Madeira.  

Redes sociais
O vídeo feito pelo próprio prefeito Luizão do Trento, em frente à Assembleia Legislativa, mesmo contrariando partidários do governador em Rolim de Moura, surtiu efeito suficiente para a retomada das obras no município. Realmente tem coisas que não podem ser assistidas de camarote e, o poder das redes sociais atingiu em cheio,  o núcleo dos representantes do governo na capital da Zona da Mata. Depois do vídeo que atingiu milhares de acesso, dias depois as máquinas já estavam roncando.

Peitando
O deputado federal Expedito Neto, tem sido o único parlamentar que tem peitado o palácio do Planalto, votando contra todas as matérias contra  as reformas da previdência e também trabalhista. Desse modo, Neto, não só ficou do lado dos funcionários públicos, mas, também num todo, entre trabalhadores públicos e privados. Expedito Neto, tem tido uma atuação marcante nas suas posições firmes, à nível de Brasil.

Urgente
A mobilidade urbana em Rolim de Moura, precisa avançar mais em todos os aspectos. Na parte de estacionamentos deu os primeiros passos, mas, precisa melhorar significativamente, pois, da forma que está complicou um pouco, esperamos que depois de inaugurado as mudanças sejam feitas. Na rua Guaporé em frente a Casa Lotérica, a prefeitura precisa tomar providências urgentes e melhorar aquelas condições, onde um amontoado de carros, motos e bicicletas, tira o direito de ir e vir do cidadão.  



Nome bom
Dos políticos de expressão em Rolim de Moura, o ex-senador da República, Expedito Júnior, é um dos que está ileso das denúncias que vem aniquilando a categoria. Além de manter o nome intocável no que concerne a conduta política, Expedito Júnior, vem tendo o nome crescendo nas intenções aos cargos, tanto para ao senado como para governador do Estado. Se mantiver essa performance  até as convenções do ano que vem, dificilmente deixará escapar uma vitória retumbante a quaisquer dos cargos que escolher.

Aplausos
A festa do artesanato que aconteceu na cidade de Rolim de Moura, nos dias quatro e cinco, foi muito bem organizada pelos seus representantes. Muitos artistas da região, tiveram a oportunidade de mostrar seus trabalhos, que encantou muita gente que compareceu ao grande evento das artes. 

Alocar recursos
Os nossos dois deputados federais, juntamente com os dois senadores da República, Valdir Raupp e Ivo Cassol, precisam se atentarem para elencar recursos para canalização de vários córregos que cortam a cidade. Além de embelezar a capital da Zona da Mata, sem dúvida iria eliminar praticamente os altos índices de doenças oriundas desses córregos, que são transmissores das mais variadas moléstias.

Reviver o passado
O senador Ivo Cassol, que despontou na política estadual através dessas ações, quando o então  deputado federal Expedito Júnior, carreou altas somas de suas emendas, para serem aplicadas em canalizações. Naquela época, o então prefeito Ivo Cassol, teve como mote de projeção politica o trabalho de grande relevância que foi a canalização na parte central cidade.
Acorda pessoal

Infelizmente ainda temos muitos córregos em pleno centro da cidade, que merecia uma atenção melhor por parte de nossos representantes em Brasília. É inadmissível que eles não consigam enxergar os problemas que assolam nossa comunidade, que são levadas para os hospitais dia-a-dia por causa de diaréias, vômitos e outras causas oriundas dos córregos que terminam absorvendo os esgotos residenciais.


Equiparou as demais
As advertências elencadas pelo colunista, chamando atenção do Vereador Ênio Reich, por não usar as indumentárias nas sessões da Casa de leis, pelo visto serviu como de bom grado. Ou os seus pares convenceram o dinâmico edil, ou ele mesmo entendeu que realmente estava fora dos padrões dos demais colegas de bancada. Nas últimas duas sessões, o vereador preferiu acabar com a polêmica e, vestiu o paletó que por sinal ficou bastante elegante e sem dúvida ficou uma casa uniformizada. 

Irresponsabilidade
A falta de medicamentos no hospital municipal, Amélio João, já passou das proporções suportáveis. É inadmissível que tal situação continue dessa forma, onde muitas vidas estão sendo colocadas em risco por circunstâncias da Lei, como diz os responsáveis pelo setor. Não é justo que pacientes que se dirigem ao hospital para receber tratamento adequado, ter que adivinhar e levar o medicamento porque lá no hospital não existe o remédio.

Como fica
Fontes ligadas ao poder executivo, garante que tem dinheiro para comprar os medicamentos, todavia, alegam que as licitações estão dando desertas, o que impossibilita a compra dos remédios. No jogo de empurra  sobra para os pacientes, que entram vivos e podem saírem mortos por falta de medicamentos. O que assusta é que o caso se arrasta há meses e nem o prefeito nem tampouco a Câmara de  vereadores, tem solução para o imbróglio.



Nenhum comentário: