sábado, 27 de maio de 2017

Sou um guardador de rebanhos

 

Semana Alberto Caeiro
Pastor e ovelhas (Foto: Arquivo Google)
Sou um guardador de rebanhos.
O rebanho é os meus pensamentos
E os meus pensamentos são todos sensações.
Penso com os olhos e com os ouvidos
E com as mãos e os pés
E com o nariz e a boca
Pensar uma flor é vê-la e cheirá-la
E comer um fruto é saber-lhe o sentido
Por isso quando num dia de calor
Me sinto triste de gozá-lo tanto.
E me deito ao comprido na erva,
E fecho os olhos quentes
Sinto todo o meu corpo deitado na realidade,
Sei a verdade e sou feliz.
Alberto Caeiro (Lisboa, Portugal, 1889 - Lisboa, Portugal, 1916) - É um dos mais populares heterônimos de Fernando Pessoa (Lisboa, Portugal, 13 de junho de 1888 - Lisboa, 30 de novembro de 1935). Poeta ligado à natureza, é o famoso Guardador de Rebanhos. Escreveu uma vez Fernando Pessoa que "Caeiro era de estatura média, e embora realmente frágil (morreu tuberculoso), não parecia tão frágil como era [...] louro sem cor, olhos azuis". Nesta semana, somente poemas deste grande personagem da literatura

Nenhum comentário: