segunda-feira, 1 de maio de 2017

Você conhece a história do 1° de Maio?


1º de Maio é marcado por protestos e manifestações pelo mundo: Em Manila, nas Filipinas, cerca de 20 mil trabalhadores se reuniram para pedir salários mais altos
A data é celebrada no mundo todo, mas pouca gente sabe que no século 19 muitos trabalhadores deram a liberdade e até a própria vida para melhorar os direitos da classe operária. Conheça aqui a história do Dia do Trabalho.
Milhões de trabalhadores no mundo inteiro estão nas ruas nesta segunda-feira, 1° de Maio. Mas poucos sabem como esse dia foi instituído e o preço que custou a muitos operários americanos.
Tudo começou em um 1° de maio bem distante, em1886, nos Estados Unidos. Nesta data, 500 mil trabalhadores de Chicago desfilaram pelas ruas a fim de pedir a redução da jornada de trabalho para oito horas. Apesar da marcha ser pacífica, a repressão policial para dispersar os participantes foi violenta. Dezenas de operários morreram e muitos ficaram feridos.
Ao invés de se calar, os sindicatos decidiram enfrentar novamente as autoridades patronais e fardadas. Quatro dias depois, em uma segunda manifestação, voltaram às ruas e receberam o mesmo tratamento violento; quatro trabalhadores morreram e três foram julgados e condenados à prisão perpétua.
Indignação internacional levou a novo julgamento
A injustiça indignou os governos de diversos países estrangeiros e a solidariedade internacional disse presente, pressionando o governo dos Estados Unidos para anular o julgamento. Em 1888, um novo júri decidiu que os trabalhadores eram inocentes e que o o governo americano era o culpado. Os operários foram soltos.
No ano seguinte aconteceu o Congresso Operário Internacional, em Paris, e o 1º de Maio foi decretado o Dia Internacional dos Trabalhadores, simbolizando um dia de luto e de luta. Todo o sacrifício não foi infrutífero: em 1890, quatro anos depois da primeira passeata, os trabalhadores americanos conquistaram a jornada de trabalho de oito horas.
Se a maioria dos países celebra no próprio dia, os americanos festejam em outra data, 3 de setembro, chamada de "Labor Day". Outra curiosidade é no Canadá, onde o feriado é chamado  "Dia de Oito Horas", em homenagem à redução da jornada de trabalho, um combate que  muitos pagaram com a própria vida.

Nenhum comentário: