terça-feira, 6 de junho de 2017

Escovar os dentes de forma errada pode trazer mais danos do que você imagina Aplicar força não resulta em uma escovação melhor.

Aplicar força não resulta em uma escovação melhor.
Você está naquele encontro tão esperado e, ao tomar o primeiro gole de chope, a dor nos dentes sensíveis estraga tudo. Você pode achar que foi um golpe do destino, mas é bem provável que os seus hábitos sejam os culpados pela sensibilidade dentária.
As raízes, ao contrário da parte externa do dente, não são protegidas pelo esmalte. Além disso, elas possuem milhares de pequenos túbulos que levam ao centro do dente, onde está localizada a polpa. Quando a raiz exposta é atingida por algum estímulo externo, como uma bebida gelada, esses túbulos movimentam um líquido que existe dentro dos dentes, causando a dor.
Na maioria dos casos, o que leva a esse quadro é uma escovação feita de forma errada ou com uma escova inadequada. O uso de força desproporcional durante a escovação pode acarretar o desgaste dessa camada de esmalte que fica mais próxima da gengiva. “Podemos comparar o esmalte com um vidro. Se eu tiro esse vidro com a força da escovação, o dente perde a proteção que impedia a entrada de estímulos. Logo abaixo está a dentina, que funciona como um caminho diretamente para a polpa do dente”, explica Julieta Gomes Tavares (CRORS 11288), professora doutora da disciplina de Dentística Restauradora da PUCRS.
Mas o problema não está só na força: “A escova mais vendida no Brasil hoje é a de dureza média, que não é a melhor opção para a higienização dos dentes. Por ela ser muito dura, acaba removendo o esmalte perto da raiz, onde ele é mais fino”, adverte a professora. “Para não desgastar seus dentes e provocar a abrasão, o primeiro passo é usar a escova macia ou extra macia. O segundo passo é não usar força excessiva na escovação. A higiene deve ser feita de forma vertical, ou seja, da gengiva para a ponta do dente. Deve-se ‘varrer’ para baixo e não em sentido de vai e vem”, ensina Julieta.
Mudar os hábitos é fundamental, mas depois que o estrago foi feito, só o dentista pode ajudar. “Em geral, essa dor não passa sozinha. É preciso que a pessoa busque um especialista para realizar o tratamento. Em muitos casos é preciso fazer a aplicação de flúor e vernizes para selar o dente novamente”, salienta a profissional. Mas fique atento: se não mudar os hábitos, não vai adiantar selar o dente, pois o desgaste vai ocorrer outra vez.
Além da escovação, o desgaste pode ser causado por um problema oclusal, ou seja, quando a pessoa morde muito forte em um único dente. Isso faz com que o dente flexione e o esmalte da raiz acabe quebrando. Outra causa pode ser a erosão ácida, mais comum em pessoas que têm refluxo gastrointestinal, transtornos alimentares como bulimia, ou ingerem refrigerante exageradamente.

Nenhum comentário: