sábado, 1 de julho de 2017

POR - FERNANDO GARCIA

 

Porta aberta 30 de Junho de 2017

Ostentando
Até os dias de hoje, o então prefeito Ivo Cassol, continua recebendo os elogios de melhor prefeito de Rolim de Moura. Nem o tempo que ficou como governador marcou tanto sua trajetória política no município, como a primeira passagem pelo Casarão de Madeira, onde por sinal recebeu todas as credenciais para se tornar o político com mais de vinte anos de mandatos quase que de forma ininterrupta.

Prevendo
No lançamento da programação  do  Cidade Limpa, em frente a prefeitura de Rolim de Moura, o senador Ivo Cassol, foi surpreendido pelo discurso do vice-prefeito Fabrício Melo, de que Luizão do Trento, poderá entrar para história do município como o melhor prefeito de Rolim de Moura. O senador Ivo Cassol, abugalhou os olhos e deu um sorriso de forma sarcástica para Fabrício Melo, mas tudo no campo da naturalidade, afinal, todos torcem para que o município entre nos trilhos pois à população já sofreu demais.

Esquivou
A deputada federal Marinha Raupp, em seu minucioso discurso fez uma breve lembrança citando os nomes de vários prefeitos de Rolim de Moura, até mesmo o do senador Ivo Cassol, tido como sempre um dos maiores opositores. A deputada citou até o nome de Serafim Resende Neto, que assumiu a titularidade por um período de dois meses frente ao Casarão de Madeira, entretanto, talvez por motivos próprios não quis citar o nome do ex-prefeito Sebastião Dias Ferraz.

Despercebido
 O cerimonial da prefeitura de Rolim de Moura, tem que ficar mais atento quando se trata de um evento em que participa diversas  autoridades, principalmente no lançamento do programa  Cidade Limpa, onde envolvia um número considerável  de diversos representantes de poderes constituídos. O evento envolvia as autoridades federais, estaduais e do município, portanto, toda atenção é pouca para não cometer garfes gritantes.

Cuidado
A Câmara de Vereadores de Rolim de Moura, compareceu  quase maciçamente, assim como os assessores de primeiro escalão. A presença do pastor Manoel Chagas, muito conhecido no meio evangélico, é sempre bem vinda nesses momentos importantes, todavia, os responsáveis pelo cerimonial não podem se esquecer de estender o convite também para representantes de outras denominações religiosas, principalmente a presença do Padre ou do Frei, o que sem dúvida ficaria bastante equânime. Outra garfe desconcertante foi chamar o gerente geral das Usinas de Asfalto, Edmar Serraia, quase no término da programação, falhas clamorosas.

Rolim de Moura
Em que pese às dificuldades que o prefeito Luizão do Trento, vem encontrando, uma coisa não se pode negar sua participação na engrenagem politica do município, que não é fácil conciliar as mais diversas lideranças do Estado. Apesar de falarem que a capital da política é Ariquemes porque tem o governador, podemos afirmar ao contrário, visto que um município com 35 mil votos, tendo dois senadores da República e três deputados federais, é inegável que ainda mantemos uma posição bastante elevada.

Conciliação
O prefeito Luizão do Trento, aos poucos vai mostrando sua habilidade política convivendo de forma salutar com todas as agremiações e lideranças políticas. Ele sabe da importância de manter esse elo com as fontes palacianas da capital do Estado, principalmente com o ,governador e vários deputados estaduais. Rolim de Moura, “sangra” pela falta de um representante no Poder Legislativo, fazendo com que ele saia batendo porta em porta dos gabinetes da Assembleia Legislativa, tendo que conciliar circunstâncias diversas e agradecer até emenda de porte inferior.

Que venha
O projeto  da nova prefeitura de Rolim de Moura, que vai substituir o casarão de madeira está em andamento. Fonte importante da administração, garantiu ao colunista que provavelmente será erguido na praça 5 de Agosto, deixando o espaço da atual para outras finalidades do município. Tomara que o projeto seja abraçado pelos nossos representantes em Brasília, pois, já passou da hora de termos uma prefeitura com estruturas decentes, para acomodar os funcionários e, também para oferecer comodidades à nossa coletividade.

Perigo constante
O atual casarão de madeira não atende mais as exigências dos quase 60 mil habitantes do nosso município. É preciso enxergar com bons olhos a necessidade de uma nova prefeitura com instalações recomendáveis em todos os sentidos, visto, que o casarão de madeira que serve como prefeitura, está em ruinas, podendo a qualquer momento causar uma tragédia, pois as instalações elétricas e hidráulicas não preenchem os requisitos. Se o Corpo de Bombeiros, fizer uma vistoria ao  palácio senador Olavo Pires, o laudo sem dúvida será de interdição.

Complicou
A conclusão dos estacionamentos em Rolim de Moura, para atender as necessidades de mobilidade urbana, caminha para completar um ano, entretanto, o que se observa nos estacionamentos é o perigo que os motoristas correm, ao deparar com traseiras de caminhonetes sobrando mais de meio metro para as pistas. O Coordenador da Companhia Municipal de Trânsito, precisa rever essa problemática com urgência, pois nos finais de semana o risco aumenta na avenida Fortaleza, onde existe um fluxo maior de veículos estacionados e circulando.

São João
O prefeito Luizão do Trento e, a primeira dama do município dona Carla, estendeu convites para uma legião de amigos, para curtir e bebemorar em sua residência os sabores da festa junina. Tive a oportunidade de estar por lá, diga numa coisa aconchegante e animada, onde uma variedade de comidas típicas rolou a vontade.

Devolva nosso São João
Os nordestinos aproveitaram as redes sociais, para desabafarem sobre os estilos musicais durante as festas juninas. Realmente estão querendo mudar as tradições do São João, introduzindo músicas  Sertanejas e até Rok pauleira. O verdadeiro e tradicional São João, é o estilo sanfona, zabumba e triângulo, conhecidos como o Forró Pé de Serra. A cantora Elba Ramalho, até desabafou, mas depois voltou atrás até concordando com tudo, não assumiu a tradição.

Poder público
A pracinha da Cohab, continua abandonada e precisa urgente de uma revitalização, para oferecer entretenimento para os jovens que moram aos arredores. Sem reforma e sem atenção do poder público, as tardezinhas quem circula pelas adjacências, consegue enxergar e até sentir o cheiro da massa, conhecida como maconha. Mesmo sendo uma área habitada por muitos policiais, os amantes da maconha aproveitam o silêncio e ausência da prática esportiva para fazer uma “viagem”.

Poder público l
Outra ausência que observamos, é a falta de tapa-buracos e recapeamentos, visto que muitas ruas estão intransitáveis. Alguns moradores também precisam ser notificados pela fiscalização da prefeitura, onde alguns despejam os detritos das suas residências, direto no meio da rua, causando até alagamento.

Bons ventos
O ex-senador da República, Expedito Júnior, continua sendo o nome mais ventilado para ocupar a pasta de governador e também de senador em 2019. O momento político continua sendo favorável ao ex-senador,  que na atual conjuntura o tabuleiro político continua demonstrando  a sua supremacia, onde as opiniões de pesquisas para consumo partidário, deixa-o confortável para quaisquer das opções.

Aguardando
Outro de Rolim de Moura, que vem tendo o nome sempre lembrado para ser o próximo governador do Estado, é o senador da República, Ivo Cassol. Mesmo com alguns problemas de ordem política, o nome do senador também ganha força dentro dos bastidores e, os analistas de plantão, afirmam que se Ivo Cassol, passar livre por essa turbulência será um nome de grande dimensão no cenário estadual, rumo ao palácio Rio Madeira.


Nenhum comentário: