terça-feira, 18 de julho de 2017

POR - FERNANDO GARCIA

Resultado de imagem para FOTO DO JORNALISTA FERNADO GARCIA JORNAL FOLHA DA MATA

Porta aberta 15 de julho de 2017

Aprovaram
O estacionamento construído pela prefeitura na Barão de Melgaço, próximo à 25 de Agosto, dá pra se notar a diferença dos demais construídos recentemente. Além de atender as exigências dos usuários no que tange números de veículos por espaços, os proprietários de automóveis e comerciantes estabelecidos nos arredores, estão elogiando o método diferenciado do estacionamento.

Críticas
É que os estacionamentos construídos  ano passado, para melhorar a vida dos proprietários de veículos, em nada adiantou, visto que os locais que poderiam suportar um número de dez veículos, comportam apenas uns três carros, ou seja, em quase nada melhorou para os motoristas que não encontram espaços para estacionamento. Quando estacionam os veículos em vários locais da cidade, o risco de acidente é muito grande, principalmente nos finais de semana, próximo aos bares e lanchonetes da cidade.

Trafegabilidade
A Secretaria Municipal de Obras Públicas de Rolim de Moura (Semosp), poderia viabilizar a construção de uma galeria da 25 de Agosto com a Jamari, posto, que aquela artéria é de grande valia para à população. É preciso melhorar a trafegabilidade em Rolim de Moura, principalmente nesse local, onde muitos se deslocam para os colégios Clarice Lispector, Cândido Portinari, Carlos Drumond de Andrade e também para a Delegacia regional de Polícia e Unisp.

Feito a proposta
Tá aí, uma boa reivindicação que até mesmo os nobres edis, poderão carrear esses recursos através de seus deputados na Assembleia Legislativa. Nessas romarias feitas pelos nossos vereadores na capital do Estado, não tenho dúvida que pedidos dessas envergaduras, seriam prontamente atendidos por uma meia dúzia de deputados que tiveram bastantes votos no município e, outros, que também estão de olho no “sacolão” eletrônico das urnas ano que vem.  


Insatisfação
Está gerando muitas reclamações de setores da população, que se deslocam para a Praça  dos Três Podres, em Rolim de Moura.  É que a rua Corumbiara que da acesso a vários órgãos públicos naquelas adjacências, a Polícia Militar, com intuito de diminuir a velocidade naquela artéria, colocou vários clones, onde impede a circulação de carros de grandes portes  que ficam  impossibilitados de circularem no local, uma vez que a distância impedem de fazer as manobras necessárias para desvencilhar-se dos clones.  

Até quando!
Enquanto isso, a Praça dos Três Poderes, continua sendo palco dos amantes da velocidade durante todo decorrer do dia, uma vez que os motoristas irresponsáveis não obedecem às faixas de sinalizações. Embora seja um local  com bastante circulação de pedestres, que recorrem aos serviços da Prefeitura, Ministério Público, Defensoria Pública, Câmara de Vereadores, INS, Justiça do Trabalho, Rolim Previ, Forum, Emater, Sindicato dos Trabalhadores, Cartórios, Correios, Sefaz, Cartório Eleitoral, OAB,  Conselho Tutelar e uma gama de escritórios de advocacia, ninguém se importa com a pista de velocidade, até que alguém perder a vida.

Tá na hora
Com a ausência do Rolim de Moura Esporte Clube, da competição estadual desse ano, também não se vê falar na organização da equipe para o ano que vem na competição do campeonato estadual. Seria de bom alvitre que a diretoria se pronunciasse sobre o assunto e, colocasse em pauta um chamamento, para quem desejar se candidatar ao cargo maior da entidade. Apesar de nunca ter sido campeão da competição, a equipe chegou a disputar um único jogo pela Copa do Brasil, no estádio Cassolão.

Vamos nessa
Uma das expectativas é que o radialista e presidente da Câmara de Vereadores, Aldo Júlio, encabece esse movimento que tanto agitou a comunidade esportiva do município e região. Quando não tínhamos estádio, tínhamos uma grande equipe disputando os jogos em Santa Luzia, hoje, com um estádio bem estruturado, apenas pequenos torneios estão sendo realizados, é o fim da rosca como diz meu colega Valdir Costa. Se tivermos uma chapa forte com nomes como Aldo Júlio, Sérgio da Morcegão, Arno Voigt, Paraibinha,  Marcelo Redel, sem dúvida estará bem representada no meio político e empresarial.
Briga boa
A briga pelos preços baixos da gasolina, entre os proprietários de postos de gasolina Miriam e Manelão, está agradando aos consumidores. Antes às discussões entre os consumidores era pra falar de cartel, hoje, os proprietários de veículos estão dando preferência quase que total para os dois postos de gasolina, que disputam os consumidores através de preços baixos que chega até três reais e sessenta e três centavos, que bom!

Mídia
Dos noves vereadores da Câmara Municipal de Rolim de Moura, dois vem se destacando em suas proposituras, indicações e requerimentos junto ao poder executivo e, principalmente para a comunidade. É que os vereadores Uender Nogueira e o Delegado Murari, estão utilizando as ferramentas tecnológicas, através do facebook, e  watsap,  para interagir com os internautas, e evidentemente prestando satisfação aos seus eleitores.

Aporrinhando
O secretário de Saúde do município de Rolim de Moura, Dr. Tenório, tem esmerado bastante para melhoria da saúde, inclusive dando mais humanização no atendimento, que antes era sufocante. O atendimento é rápido, não existindo mais aquelas longas esperas, entretanto, vale salientar, que a falta de medicamentos ainda continua sendo o verdadeiro calcanhar de Aquiles.  

Cadê os remédios!
A promessa de enviar medicamentos por parte do Governo do Estado, continua  em vão, onde nem  mesmo remédio para destruir lombrigas não consegue chegar. Apesar de alguns meses atrás, vereadores aliados do (PMDB), afirmarem que o casal Marinha e Valdir Raupp, tinham  intermediado a situação, até agora só chegou promessas. Se os remédios tivessem chegados, muitas despesas não seriam necessárias, como transportar pacientes para a capital do Estado, gerando diárias, gasto com combustível e depreciação do veículo, sem falar no sofrimento do paciente  nos quase 500 quilômetros de distância, podendo chegar a óbito ainda no percurso.

   
Foi agraciado
Sabemos que o secretário estadual de Saúde, Wiliam Pimentel e o Dr. Tenório, não se amarram muito bem. Mas isto não serve de picuinhas para não enviar os medicamentos prometidos pelo casal Raupp, padrinho de Pimentel na Saúde. Além do mais, não é postura correta  para uma pessoa que foi agraciada pela Câmara de Vereadores de Rolim de Moura. Pimentel deveria liberar os medicamentos não para Tenório, mas, para os munícipes de Rolim de Moura, que necessitam  desses medicamentos prometidos e não cumpridos pelos seus padrinhos.  

Reconstruir
A Semosp precisa rever com urgência os reparos das ruas Tocantins com à Aracajú, onde o asfalto construído acerca de cinco anos, está  praticamente comprometido uma boa parte. Como é mão preferencial, os carros transitam acima do limite permitido por Lei, o que ocasiona muita poeira na redondeza, causando aborrecimento e transtornos para as donas de casas, e comerciantes aos arredores.

Tá feio
Também na rua Tocantins, desde o centro de treinamento da igreja Católica, até o Banco de Sangue (Fhemeron), o causo está instalado no que concerne a buraqueira, onde a velocidade máxima permitida é na faixa de 5 quilômetros por hora. Mas um pouco abaixo na mesma Tocantins, foram instalados a manilhas para asfaltar o local, mas até hoje os moradores reclamam porque não fizeram o asfalto, uma vez que a Usina já está funcionando.

Culinárias

O mês de junho e julho as festas pipocam pra todos os cantos, aqui em Rolim de Moura, mesmo se falando em crises, todas foram bastante movimentadas e com muita gastança por parte dos frequentadores. As duas melhores festas sem dúvida foram as do milho da igreja Batista e a do Centro Educacional de Rolim de Moura, que a cada ano é destaque nas culinárias, ou seja, na gastronomia. 

Nenhum comentário: