domingo, 15 de outubro de 2017

Dia do Professor: profissão desperta cada vez menos o interesse de jovens

Dia dos Professores é comemorado no Brasil anualmente em 15 de outubro.
Esta data foi oficializada nacionalmente como feriado escolar através do Decreto Federal nº 52.682, de 14 de outubro de 1963.
O Decreto define a razão do feriado: "Para comemorar condignamente o Dia dos Professores, os estabelecimentos de ensino farão promover solenidades, em que se enalteça a função do mestre na sociedade moderna, fazendo participar os alunos e as famílias".
A comemoração começou em São Paulo, onde quatro professores tiveram a ideia de organizar um dia de parada para comemorar esta data, e também traçar novos rumos para o próximo ano.
Levantamento do Todos Pela Educação indica que a cada 100 jovens que ingressam em cursos de pedagogia e licenciatura no Brasil, a cada 100 jovens que ingressam nos cursos de pedagogia e licenciatura no Brasil, apenas 51 concluem o curso. Entre os que chegam ao final do bacharelado, só 27 manifestam interesse em seguir carreira no magistério. As informações foram levantadas pelo movimento Todos Pela Educação, com base em dados do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), e divulgadas por ocasião do Dia do Professor .
“Temos um apagão de professores, principalmente pela desvalorização. A gente já atrai pouco e, dos que vão para a formação inicial, poucos permanecem na carreira. E não se consegue ter uma área de atuação que atraia os melhores alunos do ensino médio”, diz a presidente executiva do Todos Pela Educação, Priscila Cruz.



Nenhum comentário: