segunda-feira, 16 de outubro de 2017

ELEIÇÕES 2018

 


Para tentar explicar a disputa para os cargos majoritários, senador e governador nas eleições de 2018 em Rondônia vou ter que, recorrer de forma comparativa a mitologia grega, onde, Fênix um pássaro lendário que morria, mas depois de algum tempo renascia das próprias cinzas. 

Segundo a mitologia, fênix, antes de morrer, entrava em combustão, para depois renascer. Por conta disso Fênix tornou-se um símbolo de força, da imortalidade e do renascimento.

Como prováveis candidatos aos cargos majoritários nas eleições de 2018 em Rondônia temos: o ex-senador Expedito Júnior, que de um simples vereador em Rolim de Moura, disputa uma vaga na Câmara Federal e se elege. 

Expedito Júnior assume mas é cassado, na eleição seguinte, disputa novamente e se elege, mas ao disputar a reeleição é bem votado, mas o partido/coligação não atingiu  o coeficiente eleitoral, ganhou mas não levou.

Expedito Júnior mesmo sem mandato. Disputou 

pela quarta vez uma vaga para deputado federal e,  

se elege como o terceiro mais votado. Essa 

expressiva votação o encoraja a disputar uma das 

duas  vaga para o Senado Federal e ao faze-lo 

perde a eleição para o senador Valdir Raupp.   

Mas como Fênix, o pássaro lendário da mitologia grega que morria e depois ressurgia das cinzas e, como apoio do governador Ivo Cassol, que vinha fazendo um bom governo e disputava a reeleição, Júnior tenta mais uma v ez o senadoe dessa vez vai eleito com uma esmagadora votação, mas outra vez é cassado.


Sem mandato e sem ter o que fazer a não ser 

política e, ainda sendo sabedor que não seria o 

candidato do   hoje senador Ivo Cassol  para 

disputar o governo de Rondônia, Expedito Junior  

consciente que a disputa ao senado também não era 

fácil, resolve por conta própria  se lançar candidato 

governador, mas  sem o apoio de Ivo Cassol, 

perde para o Confúcio Moura.


Não satisfeito e acreditando ainda ser Fênix, resolve sozinho enfrentar o Confúcio novamente e, mais uma vez é derrotado. 

Essa segunda disputa parece  que pôs um ponto final na burrice política jamais   vista em  nenhum lugar do mundo. Dois caciques políticos amigos, por problemas pessoais sem justa causa se separarem para o adversário ser eleito.

A trajetória política de Expedito Júnior é um caso a ser estudado em uma tese de Mestrado ou até de Doutorado em Sociologia, pois mesmo sem mandato Expedito Júnior está em primeiro lugar em todas as pesquisas de intenção de votos para eleições de 2018, realizadas até a gora.

Mas como a diferença é pouca do ponto de vista estatístico, ele, Expedito Júnior, ainda não se definiu se sai ao governo ou ao senado.  Sua candidatura está sendo discutida dentro das alcovas.

Daí   dar para se perceber, que ele está usando a mesma técnica que o Emerson Fittipaldi usava na formula um. Esperava os outros cometerem algum tipo de erro ou o carro destes quebrarem e, assim foi tricampeão.

Outro que tem um Histórico parecido com Expedito Júnior é o senador Valdir Raupp, que de vereador de Cacoal se elegeu a prefeito de Rolim de Moura, quando este se emancipou politicamente.

O senador Valdir Raupp a convite  do governador Jerônimo Santana, assumiu a direção do DER e fez um bom trabalho, isso lhe encorajou a sair candidato a governador, perdeu a eleição, voltou para Rolim de Moura, aguardou pacientemente as eleições municipais e disputou novamente o cargo de prefeito e se elege.

Também acreditando   ser Fênix, renuncia o mandato   e resolve disputar o Governo do Estado de Rondônia, se elege, faz um péssimo governo, mas mesmo assim resolve disputar a reeleição.

Perde e sai com mais processos que o Fórum de Santa Luzia na época. Fica na dele e ressurgindo das cinzas como como a ave mitológica se candidata ao Senado Federal e ganha do Expedito Júnior seu ex-pupilo.

Com seu estilo matreiro Valdir Raupp empurra daqui empurra dali e vai se livrando dos seus processos, se candidata à reeleição e é o senador mais votado  em toda história política de Rondônia.

Nas eleições de 2018, Valdir vai ter que disputar a reeleição, mas pelo visto dessa vez não vai ter como dar uma de Fênix, pois quando entrar em combustão a Lava Jato vai entrar em ação e não vai sobra cinzas para ele renascer, digo, para ele se reeleger. 

Pelo o andar da carruagem política para ele se  “salvar”, digo se reeleger para o terceiro mandato de senador vai ter que pedir ajuda ao santo do pau oco. 

Outro que tem um histórico parecido é o senador  Ivo Cassol, que de prefeito de Rolim de Moura por dois mandatos, se elegeu a governador duas vezes e hoje é senador da república.

O senador Ivo Cassol, por birra e teimosia, cometeu dois grandes erros de sua vida política, que foram não apoiar  Expedito Júnior ao governo n\as duas vezes que este disputou o cargo.

Dessa  vez a ficha caiu e tudo indica que os dois estarão junto nas eleições de 2018. Ivo Cassol sabe de cor e salteado, que para   continuar na política e se eleger governador, além da ajuda Justiça Eleitoral, precisa do apoio de Expedito Júnior e vai ter ainda que ser mais que Fênix, vai ter que ser Zeus, o deus supremo do mundo e regente dos deuses do Olimpo. Isso na mitologia grega.

O senador Acir Gurgcz na disputo  ao governo de Rondônia em 2018 não representa uma grande ameaça, pelo menos nesse momento, mas como não tem muito a perder, está com sua candidatura declarada e assumida publicamente e, se não se eleger tem mais quatro anos de mandato como senador. 

O senador Acir também está com o nome sendo investigado, podendo até não ser nem candidato, aí fica fácil para Expedito Júnior.

O deputado estadual Maurão de Carvalho, Presidente da Assembleia Legislativa de Rondônia, não tem a menor chance de vitória em uma disputa ao governo, portanto não vou nem comentar  nada a seu respeito.

Nenhum comentário: