Por - Dr. Arthur Frazão
Clínico geral
A mononucleose, também conhecida como mononucleose infecciosa ou doença do beijo, é uma infecção causada pelo vírus Epstein-Barr, transmitido através da saliva, que provoca sintomas como febre alta, dor e inflamação da garganta, placas esbranquiçadas na garganta e ínguas no pescoço.
Este vírus pode provocar infecção em qualquer idade, mas é mais comum causar sintomas apenas em adolescentes e adultos, sendo que as crianças normalmente não apresentam sintomas e, por isso, não precisam de tratamento.
Embora a mononucleose não tenha um tratamento específico, tem cura e desaparece após 1 ou 2 semanas. O único tratamento recomendado inclui repouso, ingestão de líquidos e uso de remédios para aliviar os sintomas.
Como é feito o tratamento
Não existe um tratamento específico para a mononucleose, uma vez que o corpo é capaz de eliminar o vírus. No entanto, é recomendado ficar de repouso e ingerir muitos líquidos, como água, chás ou sucos naturais para acelerar o processo de recuperação e evitar o surgimento de complicações, como inflamação do fígado ou aumento do baço.
Além disso, o clínico geral pode ainda indicar o uso de alguns remédios analgésicos, como:
- Analgésicos e antipiréticos, como o Paracetamol ou Dipirona: diminuem a febre, as dores de cabeça e o cansaço;
- Anti-inflamatórios, como Ibuprofeno ou Diclofenaco: aliviam a dor de garaganta e reduzem as ínguas, por exemplo.
No caso de surgirem outras infecções, como amigdalite, por exemplo, o médico pode ainda indicar o uso de antibióticos, como a Amoxicilina ou Penicilina. No entanto, os antibióticos não devem ser utilizados nos outros casos pois podem provocar uma alergia na pele.
Principais sintomas
Assinale qual dos sintomas de mononucleose está sentindo, para saber suas chances de estar com a doença:
Nenhum comentário:
Postar um comentário