segunda-feira, 21 de maio de 2018

Qual a diferença entre Obstetriz, Obstetra e Enfermeiro Obstetra?

Entenda o que faz cada um desses profissionais
Conheça profissões que cuidam do nascimento de uma criança

 
A Obstetrícia é a ciência que estuda a reprodução humana, desde o momento da gestação até o pós-parto. Para fazer parte dessa área, existem três opções de graduação: Medicina, Obstetrícia e Enfermagem.
Os nomes são bem parecidos, mas estes são profissionais diferentes. O obstetriz, o obstetra e o enfermeiro obstetra atuam no cuidado à mulher e ao recém-nascido, podendo fazer parte de uma mesma equipe.
Se você acha mágico o nascimento de uma criança, gostaria de aprender e trabalhar com isso, mas ainda não sabe ao certo qual faculdade deve fazer, conheça a diferença entre cada uma dessas profissões:  


obstetriz é o profissional que se forma pelo curso de Obstetrícia – o único no Brasil é oferecido pela USP, no campus da Zona Leste. Ele realiza partos normais de baixo risco e faz atendimento pré-natal. O diferencial da profissão é conduzir o momento do parto de forma ainda mais humanizada.

A enfermeira com especialização em Obstetrícia – graduada em Enfermagem e pós-graduada em Obstetrícia – é chamada de enfermeira obstetra. Esse profissional também só atua em pré-natal e partos normais de baixo risco. Seu diferencial em relação ao obstetriz é que, por sua graduação ser um pouco mais ampla, o enfermeiro pode atuar em diversas áreas, como UTI, Pronto Socorro, Pediatria e outros.
Já o obstetra é o profissional que se forma em Medicina e faz residência em Ginecologia e Obstetrícia. O médico obstetra acompanha o pré-natal, diagnostica patologias, presta assistência ao parto normal de baixo e alto risco, realiza parto fórceps e cesarianas. 

Nenhum comentário: