quinta-feira, 28 de junho de 2018

Cinesolarzinho chega em Rolim de Moura nesta quinta-feira, (28)

secom@rolimdemoura.ro.gov.br

Anexos25 de jun (Há 3 dias)

 


Cinesolarzinho chega em Rolim de Moura (RO), nesta quinta-feira (28/06), na Escola Municipal Professor Dionísio Quintino, localizada na Rua Rio Verde, 6480 no Bairro Beira Rio.

O Cinesolarzinho como o próprio nome sugere, é uma versão voltada exclusivamente para o público infantil, com programação exclusiva de curtas metragens para crianças e toda a família, a iniciativa  faz parte do Projeto Cinesolar, primeiro cinema itinerante do Brasil que exibe filmes a partir da energia solar, promovendo arte e sustentabilidade em diversas regiões do País. As sessões são gratuitas e abertas ao público.

A iniciativa é lançada pela Brazucah Produções, com patrocínio da Águas de Rolim, empresa do grupo Aegea, através da Lei de Incentivo à Cultura – Lei Rouanet em parceria com a Prefeitura de Rolim de Moura.

Equipado com placas solares e um sistema conversor de energia, um veículo viaja por várias regiões para realizar sessões gratuitas de cinema.O projeto utiliza energia limpa e renovável para exibições de filmes, unindo arte, cinema e sustentabilidade. No interior do veículo, há assentos para o público e telão com metragem de 200 polegadas, além de sistema de projeção. Quando chegam às cidades tudo é retirado do veículo e o cinema é montado em lugares como praças públicas e quadras esportivas, principalmente em regiões “carentes”, como comunidades, aldeias indígenas e até mesmo cidades que não têm energia elétrica. Desde o início das atividades, em 2013, o Cinesolar realizou cerca de 500 sessões com a exibição de mais de 30 longas-metragens e 100 curtas metragens com a temática socioambiental em 260 cidades do Brasil. Este ano tem início um novo e instigante projeto: o Cinesolarzinho.

Durante o evento, acontece também a Eco Estúdio Solar - exposição tecnológica sustentável que apresenta as curiosidades e características que envolvem o projeto, passando informações sobre os princípios básicos da energia solar, a exemplo de como ela se transforma em energia elétrica. Além disso, são mostrados produtos com viés sustentável e tecnologias renováveis, com aplicações práticas no dia-a-dia, como um instigante relógio de batatas.


Programação do Cinesolarzinho em Rolim de Moura

Data: 28 de junho, quinta-feira
Horários: 19h e 20h30
Agenda: Sessões de filmes

Nenhum comentário: