terça-feira, 5 de junho de 2018

O que é Ubuntu:

Ubuntu é o nome de um sistema operacional construído a partir do núcleo Linux (Linux Kernel). É um sistema de código aberto baseado nas normas do softwarelivre. Este termo também se refere a uma filosofia de origem africana, que fala sobre o significado da humanidade e o modo como vive.

A escolha do nome tem como base a filosofia africana “ubunto” e reflete a ideologia do projeto, destacando o espírito de ajuda mútua entre os colaboradores. O sistema Ubuntu tem desenvolvimento comunitário e o produto pode ser compartilhado com qualquer pessoa. Quem deseja pode instalar gratuitamente o sistema operacional no computador, sem ter que pagar para o utilizar.
O Ubuntu foi lançado em 2005, pela empresa Canonical. Foi anunciado como um sistema simples de usar e indicado para fins pessoais ou profissionais.
É considerado um sistema seguro e contém todos os aplicativos necessários para a navegabilidade do usuário, como o browser(navegador web), programas de edição de texto, planilhas eletrônicas, entre outros softwares voltados para a produção de conteúdos e o entretenimento.
Saiba mais sobre o significado do Software livre.

Ubuntu como filosofia de vida

Ubuntu é uma filosofia africana, presente na cultura de alguns grupos que habitam a África Subssariana, cujo significado se refere a humanidade com os outros. Trata-se de um conceito amplo sobre a essência do ser humano e a forma como se comporta em sociedade.
Para os africanos, ubuntu é a capacidade humana de compreender, aceitar e tratar bem o outro, uma ideia semelhante à do “amor ao próximo”.
Ubuntu significa generosidade, solidariedade, compaixão com os necessitados, e o desejo sincero de felicidade e harmonia entre os seres humanos.

Nenhum comentário: