quarta-feira, 4 de novembro de 2020

 

Hebreus 11:1


1Ora, a fé é a certeza daquilo que esperamos e a prova das coisas que não vemos.

-----------------------------------------------------------------------

Porque pela graça sois salvos, por meio da fé; e isto não vem de vós, é dom de Deus.
Não vem das obras, para que ninguém se glorie;

Efésios 2:8,9

--------------------------------------------------------

mas ponham à prova todas as coisas e fiquem com o que é bom.

1 Tessalonicenses 5:21

--------------------------------------------------------------

Quem não tem o Espírito não aceita as coisas que vêm do Espírito de Deus, pois lhe são loucura; e não é capaz de entendê-las, porque elas são discernidas espiritualmente.
Mas quem é espiritual discerne todas as coisas, e ele mesmo por ninguém é discernido; pois
"quem conheceu a mente do Senhor para que possa instruí-lo? " Nós, porém, temos a mente de Cristo.

1 Coríntios 2:14-16

Qual é a relação entre fé e razão? São incompatíveis?

De acordo com a Bíblia, fé e razão são duas ferramentas importantes que Deus nos dá. Tanto a fé quanto a razão são importantes em nossas vidas. A razão não salva mas a fé não deve ser cega.

Fé ou razão?

Muitas pessoas acreditam que a fé e a razão são incompatíveis. Isso acontece porque muitas crenças não são baseadas em boa evidência. Quando essas crenças são confrontadas com a razão, a razão contradiz a fé. Isso acontece muito com superstições.

Por exemplo, uma pessoa pode acreditar que apanhou uma doença porque se esqueceu de oferecer um sacrifício ao seu ídolo. Mas o uso da razão depois mostra que a doença foi resultado de água poluída por uma fábrica. Nesse caso, a fé e a razão se contradizem.

Mas será que a fé e a razão são sempre incompatíveis? A fé na Bíblia não envolve a razão? Para responder a isso, precisamos entender um pouco mais sobre a razão e a fé.

A razão

A razão é a capacidade de pensar de forma lógica, chegando a conclusões corretas a partir de evidência e métodos de análise. Isso nos ajuda a entender o mundo em que vivemos e a encontrar bases sólidas para aquilo em que acreditamos.

Mas nossa razão não é perfeita. Todos cometemos erros de raciocínio. A evidência pode ser errada ou incompleta, podemos cometer erros de lógica, ignoramos inconsistências que são inconvenientes, nem sempre aplicamos a lógica... A Bíblia diz que nossas mentes são afetadas pelo pecado, que às vezes cega nosso entendimento (2 Coríntios 4:4).

--------------------------------------------------------------------

Quem não tem o Espírito não aceita as coisas que vêm do Espírito de Deus, pois lhe são loucura; e não é capaz de entendê-las, porque elas são discernidas espiritualmente.
Mas quem é espiritual discerne todas as coisas, e ele mesmo por ninguém é discernido; pois
"quem conheceu a mente do Senhor para que possa instruí-lo? " Nós, porém, temos a mente de Cristo.

1 Coríntios 2:14-16

A fé

A fé é uma crença em alguma coisa. Fé implica uma decisão de acreditar em alguma coisa. Essa crença pode ser baseada em evidência, argumentos, ensinamentos ou simplesmente conveniência. Fé é confiar que algo é verdade.

Por exemplo, você pode crer que o teto por cima de sua cabeça não vai cair. Essa fé pode ser baseada em um conhecimento profundo de arquitetura ou engenharia civil, ou no fato que o teto nunca ruiu antes ou apenas na conveniência de acreditar nisso, porque não dá jeito ficar sempre preocupado com a ideia que qualquer teto pode cair em qualquer momento.

Na Bíblia, a fé não é apenas uma crença qualquer. É a fé que Jesus é o salvador do mundo que veio para nos salvar de nossos pecados e nos dar a vida eterna. Essa fé é dom do Espírito Santo e nos salva (Efésios 2:8-9). Como acontece com outras crenças, os cristãos têm muitas razões diferentes para crer em Jesus.

Veja aqui mais sobre o que é a fé.

Fé e razão

Apesar de às vezes entrarem em conflito, a fé e a razão muitas vezes trabalham juntas. A fé normalmente é baseada em raciocínios e a razão precisa estar fundamentada em crenças básicas. Juntas, a fé e a razão se tornam mais fortes.

A Bíblia usa a razão para argumentar que Jesus é a verdade e a fé em Jesus é válida. Apresenta evidência e nos convida a analisar tudo (1 Tessalonicenses 5:21). Deus não exige uma fé cega, sem entendimento. Se a Bíblia é a verdade, ela não ruirá diante do escrutínio. É importante saber a razão por que cremos (1 Pedro 3:15).

Veja também: o que é apologética?

A razão também é importante para entender e aplicar o texto da Bíblia. Não basta ler, é preciso entender. O entendimento da palavra de Deus ajuda a crer e a transformar a vida.

Por outro lado, a fé é muito importante para a razão. Somente a fé em Jesus pode abrir nosso entendimento, para compreender as coisas de Deus. Por causa do pecado, a razão fica distorcida. Mas quando, o Espírito Santo ilumina nossa mente, nossa razão funciona melhor e conseguimos entender a verdade (1 Coríntios 2:14-16).

Fé e razão precisam andar juntas. Não são duas coisas incompatíveis. Para o cristão as duas coisas são essenciais para construir uma visão do mundo sólida, com a ajuda de Deus.

Nenhum comentário: